Quando você "se dá mal" na vida...

Você tem dias em que nada parece dar certo?
Por que você eventualmente se frustra?
Mas por que a frustração?
Por que temos tal sentimento no nosso peito? Certamente que não é agradável.
Portanto, qual o propósito para uma frustração?

“Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.” (II Coríntios 12, 10)

A frustração é – e todos sabemos na vida prática – uma expectativa que não foi preenchida, correspondida.

Uma pequena coisa dá errado e você começa a lutar mentalmente contra ela. A frustração começa a colocar pensamentos inesperados em sua mente. Você está comendo, ou andando, dentro de um ônibus… E aí vem a terrível lembrança de algo que não deu certo. Sua frustração vira sentimento de derrota e fracasso e começa a massacrar você.

Aí vai uma dica: as coisas, os tais problemas são eventos externos e as emoções são internas. E os eventos externos apenas afetam nosso mundo interior se permitirmos.

O que o diabo quer é convencer você a misturar as coisas e que no final, deprimindo você, sua conclusão seja sempre a pior.
Mas o por que muitas vezes nós sofremos frustrações é bastante lógico.

Deus tem uma pedagogia de nos ensinar três palavras: o SIM, o NÃO e o ESPERE.

Parece incrível, mas meus problemas se resolveram quando eu decidi mudar a minha reação diante das frustrações. Que não foram poucas e nem pequenas.

Não importa qual seja a causa ou o efeito da frustração. Aí está a excelente oportunidade de retirar de dentro de nós uma ação positiva. O poder de superação que só Deus pode nos dar.

São duas as maneiras de como lidar com uma frustração.

1) Declarar guerra interior e se revoltar num levante contra os fatos. Renunciar e desistir de uma meta, um sonho, um projeto de vida, uma profecia…

“Desistir na realidade nada mais é do que optar por uma solução permanente diante de um problema temporário”. (Dom Hélder Câmara)

2) Ou vamos decidir ir em frente a despeito das circunstâncias.

“A esperança não decepciona” (Romanos 5, 5)

Louve a Deus. Não pela frustração. Mas apesar desta frustração. Acredite, Deus não quer você frustrado. Deus quer você realizado e feliz. Formado e sabendo reagir diante dos problemas, sabendo que nem tudo é para acontecer só por que você deseja.

Existe um aprendizado que as frustrações ensinam a respeito de seus limites pessoais, das pessoas, dos fatos ao seu redor e acima de tudo: Deus que permite que enormes frustrações nos sobrevenham para nos formar.

A pessoa que nunca sofreu não se educa nas coisas mais simples da vida. No auge de um problema aparentemente sem solução vemos que, de fato, só sobrou Deus. A frustração pode ser uma grande bênção se você souber não desperdiçar a chance.

“Foi bom para mim ser afligido, a fim de aprender vossos decretos.” (Salmos 119,71)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.