Prazer é sinônimo de felicidade?

Verdades e erros de uma busca que inquieta o coração humano

Dizê-lo nunca é demais, ainda que se saiba. Prazer não é sinônimo de felicidade. Em certos casos pode até ser, mas não necessariamente e nem para sempre. O prazer que traz felicidade no momento presente pode ser a causa da infelicidade amanhã ou depois.Quem não pensa assim, confunde as coisas e complica a vida. Prefere ser feliz agora, já, com o máximo de prazer, imediatamente.

DSC_1025

Foto: cancaonova.com

E quando acontece uma gravidez indesejada, um aborto que massacra mãe e filho ou uma doença incurável, o prazer de ontem já é a dor de agora. O mesmo se pode dizer da droga, da bebida…

A felicidade

A infelicidade costuma ser o resultado, a curto ou longo prazo, da busca da felicidade a curto prazo e de qualquer maneira.

Felicidade é outro departamento. Mas devemos admitir, de uma vez por todas, que momentos felizes não são o mesmo que felicidade. Essa mentalidade errônea já fez vítimas demais. Somos chamados a cultivar a felicidade como um todo e não viver apenas momentos felizes. Aliás, quem busca a felicidade do momento a qualquer preço demonstra não saber o preço da felicidade.

E toda vez que buscamos numa pessoa ou numa coisa a felicidade a qualquer preço e o prazer sem limites, estamos buscando a dor de amanhã.

Os limites

Rosas são bonitas e nos dão prazer ao apreciá-las e sentir o seu perfume. Mas dão prazer e felicidade por muito mais tempo quando ficam na roseira. Ao arrancá-las, matamos a rosa e ficamos felizes por apenas três dias.

A pessoa que não põe limites à busca do prazer – bebe demais, fuma demais, busca sexo permissivo e afetos desordenados – não entende ou não consegue entender isso. Se aceitassem menos prazer teriam prazer por mais tempo. É o que o povo, na sua sabedoria, ensina, quando diz que o apressado come quente, queima a língua e dói o dente… Prazer demais adoece e tira a alegria.

Seria lindo se todos entendêssemos isto. Às vezes, a renúncia de agora é o prazer de amanhã.

Mas quem é capaz de aceitar esse tipo de conselho quando adotou o prazer como ídolo em sua vida?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.