O procedimento dos outros

O Senhor me disse: não te preocupes com o procedimento dos outros. Tu deves proceder como eu te mando; deves ser a minha imagem viva pelo amor e pela caridade. Respondi: Senhor, mas muitas vezes abusam da minha bondade. – não faz mal, minha filha. Não te preocupes com isso; tu deves sempre ser caridosa com todos, especialmente para com os pecadores. (D. 1446)

Certa vez ao viver uma situação muito complicada, em que estava sendo difamado e o meu coração corria o risco de ficar magoado com as pessoas que estavam me perseguindo, Jesus, em oração, deu-me esta passagem que me consolou profundamente. Por ela, Jesus me convidava a não me preocupar com o procedimento dos outros. É, muitas vezes nos preocupamos com o procedimento, com o comportamento dos outros, e até nos questionamos se não deveríamos nos comportar como eles. Jesus Misericordioso nos diz que não devemos nos preocupar com isso. Ao contrário, devemos nos comportar como Ele nos manda.

Veja, Jesus está te dizendo que você não deve se comportar como os outros, as pessoas não são para você modelo de comportamento, mas ele é o modelo de comportamento que devemos seguir. Por isto ele diz: ‘Você deve se comportar como eu te mando. Deves ser a minha imagem viva pelo amor e pela caridade‘.

Você deve ser a imagem viva de Jesus Misericordioso pelo amor e pela caridade. Mas, podemos responder como Santa Faustina: mas senhor, muitas vezes estão abusando da minha bondade. Isto acontece a todos nós. Muitas vezes temos a sensação de que os outros estão abusando da nossa bondade. Nestes momentos temos a tentação de endurecermos com os outros, de nos fecharmos ao amor para com eles e de não amá-los. Mas Jesus nos diz claramente que não podemos nos deixar conduzir pelos nossos sentimentos, mas nos convida a não nos preocuparmos, a não nos amarrarmos a estes sentimentos. Com efeito, Jesus disse: ‘não faz mal. não te preocupes com isso; tu deves ser sempre caridosa para com todos, especialmente para com os pecadores‘. Jesus Misericordioso está te dizendo: Não te preocupes com isso. Você deve ser sempre caridoso com todos. Sim, com todos, pois Deus é bom para com todos, como disse Jesus: Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande. Sereis filhos do altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. (Lc 6,35).

Deus é bom para com os ingratos e maus, também para com aqueles que abusam da Sua bondade. E todos nós de alguma forma abusamos da bondade de Deus, mas ele, continua sendo bondoso conosco. Por isto, Jesus nos diz que devemos ser sempre caridosos com todos, especialmente para com os pecadores, ou seja, especialmente com aqueles que nos são ingratos e maus. Que Jesus Misericordioso te ajude a viver esta palavra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.