O Marketing e a Evangelização

Na década de 50 foi criada a teoria dos 4 P´s (Product, Price, Place and Promotion – ou seja: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção). E foi usada durante todos estes anos como a base do marketing mix, pois, através destas variáveis, poderia se administrar o composto mercadológico de uma empresa.
Podemos tomar proveito desta definição para aplicarmos à nossa realidade de Igreja hoje. Não que queiramos tratá-la como algo mercantilista, mas sim nos conscientizar de nossa responsabilidade em levar o Evangelho de Cristo a todas as pessoas, de todas as formas possíveis.

Produto
O nosso produto é Jesus Cristo. Ele possui as melhores características que se possa ter: VIDA ETERNA, ALEGRIA, PAZ, AMOR, JUSTIÇA… N’Ele há tudo, pois Ele é tudo!
É n’Ele que encontramos o máximo dos prêmios: A SALVAÇÃO ETERNA.

Preço
Não é barato! Exige sacrifício e muito amor…
Mas existe algo sensacional, que nenhum outro produto tem: NÃO SOMOS NÓS, É O PRÓPRIO CRISTO QUEM PAGA!
Bonito isso, hein!!!. Jesus pagou na cruz por algo que, por nós mesmos, nunca iríamos conseguir. Deu-nos, de graça, a SALVAÇÃO que está n’Ele mesmo.

Ponto de Venda
Nossa Igreja, se a analisarmos como uma empresa, é a maior e melhor em matéria de distribuição. Não existe outra entidade no Mundo com o alcance que Ela tem. Está nas melhores localizações e nos mais longínquos lugares.
Se sairmos para visitar um parente numa cidade que não conhecemos (pelo menos na nossa realidade de Brasil), temos a consciência tranqüila quanto a participar da Santa Missa. Até hoje não encontrei uma cidade que não tivesse ao menos uma capelinha.

Promoção
Jesus Cristo enviou seus discípulos para que levassem o Evangelho a todas as criaturas. Ele os enviou para PROMOVER, COMUNICAR. Mas, por eles mesmos, tinham medo. Por isso, entra em ação Aquele que é a Criatividade e a Comunicação por excelência: o ESPÍRITO SANTO!
Nós católicos, Povo Escolhido de Deus, nunca devemos nos esquecer de que o único capaz de promover qualquer coisa em nossas vidas é o Espírito Santo. É Ele quem nos dá a criatividade necessária para levarmos adiante o Seu Evangelho.
Nossa Igreja só se manteve firme até hoje por causa da AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. Coitada d’Ela se fosse depender de nossos pecados! Foi Ele quem promoveu todas essas renovações acontecidas na Igreja. Começou em Pentecostes e hoje está aí com a Renovação Carismática…

Se fôssemos analisar somente pelo marketing teríamos tudo para alcançarmos os nossos ideais. Na verdade, independente do ponto de vista, TUDO CONCORRE A NOSSO FAVOR. Jesus é o vencedor de todas as batalhas, estamos do lado do time que sempre vence. SOMOS VENCEDORES! Temos de tudo para mudar o mundo e transformá-lo numa Civilização do Amor.

Mas temos a consciência de que ainda existe muito a ser conquistado…

É preciso que você faça sua parte e leve JESUS, com toda a Sua GRATUIDADE, para as pessoas que estão ao seu redor. Não tendo medo, pois é o Espírito Santo quem faz…

Que Deus lhe abençoe em sua missão!

Paz!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.