Maio, Maria, mães, comunicação e trabalho

Iniciamos o mês de maio. É um mês muito especial para todos nós. O maior destaque é, sem dúvida, a dedicação a Nossa Senhora. Os outros fatos do mês estão profundamente ligados ao tema. Maria é Mãe de Deus e Nossa Mãe. Ele é exemplo não somente para as mães e as mulheres, mas para todos nós, pessoas de boa vontade. Maria é a pedagoga do Evangelho, aquela que nos ensina a viver a Palavra de Deus, passa a passo, pouco a pouco.

Com Maria, queremos homenagear nossas mães. A elas um eterno obrigado queremos expressar. Mais do que definir ou explica o papel da mãe em nossa vida, nós queremos vivenciar. Por isto, nestes dias que antecedem à grande festa das Mães, vamos nos preparar com muito carinho e oração. Não importa o valor ou o tamanho do presente. O que importa é a qualidade de nosso carinho e de nossa gratidão.

O mês de maio marca também a celebração do Dia Mundial das Comunicações sociais. Neste ano o Papa escolheu a rede mundial de computadores como tema: ‘Internet: novo fórum para a proclamação do Evangelho’. E tem toda a razão: a internet é hoje um espaço privilegiado para o anúncio do Evangelho.

Apesar da Internet não ser acessível à grande maioria do nosso povo, ela é um instrumento indispensável para a evangelização. É como o rádio, a televisão, o jornal e a revista. A Internet não pode ser utilizada somente para enviar ou receber e-mails ou pesquisar na web. Ela desempenha um potencial mais amplo para a evangelização: realização de fóruns, chats (bate-papos), realização de reuniões sem a presença física, transmissão de eventos, música, notícias). Nosso desejo é que ela seja realmente utilizada para a promoção da verdade e do bem comum.

Por fim, gostaríamos de lembrar que maio marca também o dia do Trabalho. Falar hoje em trabalho ou em emprego acaba soando como algo em extinção. O desemprego e o sub-emprego acabam vitimando milhões de famílias. Somente na grande São Paulo são mais de 2 milhões de desempregados. Quero manifestar a minha solidariedade e a minha prece a todos os trabalhadores, de modo especial aqueles que estão desempregados. Que São José Operário abençoe a todos nós, operários materiais e espirituais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.