Jovem deixa tudo e vira eremita

Dentre os santos com o nome de Francisco, destaca-se pelo espírito de penitência o eremita São Francisco de Paula. Nascido em 1416 em Paula, na Calábria, recebeu este nome devido o grande amor dos pais para com São Francisco de Assis.

Consagrado a São Francisco de Assis, passou em sinal de louvor, São Francisco de Paula ainda como criança um tempo num convento franciscano; e ao sair acompanhou os pais em peregrinações para Roma. Outro passo decidido pela Vontade de Deus Francisco deu ao se retirar, ainda jovem, para uma experiência de vida eremita.

Com base de duras penitências, oração sem cessar, e alimentação feita com raízes e frutas, Francisco dava largos passos a santidade que não ficou escondida, já que muitos descobriram-no para conselhos espirituais e outras para viverem a mesma vida eremita. Desta forma nasceu a Ordem dos Eremitas de São Francisco de Paula que possuia o lema CARIDADE; e grande ardor para o apostolado.

São Francisco de Paula vivia comprometido com Deus e com o próximo, por isto certa vez enfrentou o rei de Nápoles, para denunciar sua opressão para com o povo simples. Deixando a Itália por obediência ao Papa foi para a França onde fez acontecer novas congregações, isto até entrar no Céu em 1505.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.