Francisco de Sales e mãos que evangelizam

Quero partilhar com você, neste mês, sobre São Francisco de Sales, o Santo Protetor dos surdos. Penso ser importante esta partilha porque, geralmente, essa proteção de São Francisco de Sales para com os surdos passa desapercebida aos nossos olhos, porque não há uma divulgação oficial desta realidade.

Mas, agora você poderá conhecer um pouco da vida deste santo e pedir ajuda em todo o processo de Evangelização que desenvolvemos na urgência dos tempos. São Francisco de Sales nasceu em Savóia em 1567, e sua família era nobre e rica. Estudou na Universidade de Paris (França) e Pádova (Itália). Quando concluiu os estudos, quis ser sacerdote, a fim de defender voluntariamente a verdade da Doutrina Católica.

Tornou-se Bispo de Genebra e, um dia, andando pelas ruas, encontrou em completo abandono um surdo, cujo nome era Martinho. Movido de compaixão, o Bispo o acolheu em sua casa e começou a dar-lhe as instruções sobre o conhecimento de Deus. Francisco de Sales, morreu no ano 1622 e foi proclamado santo no ano 1665. Sua festa realiza-se anualmente no dia 24 de janeiro.

Quanto ao tornar-se o Santo Protetor dos Surdos, isso devemos ao Papa Pio IX, que visitando a Obra Fundada por Dom Giuseppe Gualandi, a Pequena Missão para Surdos, em Bologna, no ano de 1857, declarou São Francisco de Sales, por sua doçura, paciência e acolhida, o Santo Protetor dos Surdos. E, uma vez que nós entramos no Admirável Mundo dos Surdos e abrimos nossas mãos para acolher e evangelizar sinalizando a paz, clamemos a ajuda desse santo para a eficácia de nossa missão junto às Comunidades Surdas: São Francisco de Sales, rogai por nós.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.