Eu Sou Aquele que Sou

A partir do ensinamento do Catecismo da Igreja Católica, iniciamos hoje breves catequeses sobre nossa profissão de fé: o Credo, o “Eu Creio”.

Creio em Deus é a primeira e fundamental afirmação de nossa fé.
Cremos num só Deus. Só existe um Deus, como Ele próprio revelou ao seu povo, o povo de Israel: “Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Portanto, amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força” (Dt, 4-6). Fora dele não há outros deuses.

Este é também o ensinamento de Jesus: só há “o único Senhor”. É preciso amá-lo de todo o coração, com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças (Mc 12, 29-30).

Este único Deus revelou, um dia, a seu povo, Israel, o seu nome. Como diz o Catecismo da Igreja Católica, “o nome exprime a essência, a identidade da pessoa e o sentido de sua vida. Deus tem um nome… Desvendar o próprio nome é dar-se a conhecer aos outros”.

Deus se revelou progressivamente ao seu povo com diversos nomes. Mas, a revelação fundamental de seu nome se deu no monte Sinai. Deus chama Moisés do meio de uma sarça que queima sem consumir-se e diz: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó” (Ex 3,6). É ele o Deus dos antepassados de Israel. Aquele que guiara os patriarcas em suas peregrinações.

E Moisés disse a Deus: “Quando eu for aos filhos de Israel e disser: O Deus de vossos pais me enviou até vós e me perguntarem: Qual é o seu nome?, que direi? Disse Deus a Moisés: ‘Eu sou Aquele que é’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou até vós… Este é o meu nome para sempre, e esta será a minha lembrança de geração em geração’” (Ex 3,13-15).

Eu Sou Aquele que sou, isto é, “Eu sou o Deus de teus pais” (Ex. 3,6), “Eu estarei contigo” (Ex 3,12). Eu sou aquele que estou presente junto ao meu povo para salvá-lo.

Eu Sou Aquele que Sou se traduz em hebraico pela palavra Iahweh. Este é o nome inefável de Deus.

Por respeito à santidade desse nome, o povo de Israel jamais pronuncia o nome Iahweh. Substitui por outro Adonai, que significa Senhor.

Deus se manifestou a Moisés como o Deus de ternura e compaixão (Ex 34,6). Moisés confessa que ele é o Deus que perdoa (Ex 34,9). É “rico em misericórdia” (Ef 2,4), como fala o apóstolo Paulo.

Eu Sou Aquele que Sou significa também que Deus é a plenitude do Ser e de toda perfeição. É o próprio ser. Não tem origem nem fim. Ao passo que as criaturas receberam dele todo o seu ser e o seu ter.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.