Espelho, espelho meu...

“Espelho, espelho meu…
Existe alguém mais bela do que eu?”

O que parece ser uma simples frase de um desenho animado, consegue exprimir a realidade de muitas pessoas que buscam respostas sobre si mesmas, no único que acreditam ser capaz de verdadeiramente compreendê-las: o espelho.

Só que o espelho reflete a aparência, não a essência. As aparências enganam. Por isso, a essência de nossa vida tem que estar em Deus. Mas o que acontece com muitos de nós é o contrário: mergulhamos no mundo das aparências, nas doces promessas de liberdade, de auto-afirmação, de realização, de independência. Nos permitimos degustar as muitas receitas que aparecem para a felicidade plena. Só que tudo isto é muito efêmero, e falso. Quando menos percebemos, nada mais faz sentido, se não for para alimentar nosso ego, nosso amor-próprio.

Cheios de si e de mais nada, alguns são capazes dos mais absurdos meios para alcançar o fim. No entanto, sem medir as conseqüências de seus atos e passando por cima de tudo e de todos. Chega o dia que não dá mais para fugir da realidade e, diante do espelho, a única coisa que conseguem ver é o reflexo de alguém que não se conhece, que não se ama, que já não vive; tornaram-se escravos da própria imagem, e mesmo depois de atingir o “objetivo”, percebem que lhes falta algo…

A “normalidade” assusta e é comum falar em “baixa auto-estima”, em depressão, auto-destruição, vazio, rejeição de si mesmo. Pessoas mais voltadas para fora do que para dentro de si mesmas, mais repetidoras que criadoras, e prova disso, são os inúmeros livros de auto-ajuda. A única ajuda realmente capaz de fazer com que amemos cada vez mais nós mesmos é Deus, porque nenhum autor entende melhor daquilo que precisamos e devemos fazer, do que Aquele que escreve Sua obra através de nossas vidas. É preciso deixar Deus cuidar de nossa história.

É fundamental cuidarmos do nosso corpo, do nosso todo, afinal, Ele é o templo do Espírito Santo, contudo, precisamos fugir dos padrões de beleza que nos são impostos. Beleza é sinal de quem se ama, de quem se valoriza, de quem respeita o corpo e seus limites, sua natureza, pois quem assim vive, vive com o que Deus nos pede, amar o irmão como a si mesmo. Quem sente amor pela vida, tem consciência do seu próprio valor e de suas qualidades, e é capaz de amar e valorizar a vida do outro, e o melhor, não esperar dos outros uma retribuição para auto-afirmar-se. Deus prova através de mim, e de cada um de nós, que somos belos, porque fomos criados por Ele, o Belo, o Perfeito; cabe a nós mesmos respeitar essa singularidade, essa originalidade de cada pessoa e olhar muito além das aparências, ver com os olhos do coração e deixar de lado toda a cegueira espiritual que um dia nos impediu de ver a beleza da vida, a beleza de Deus que sempre habitou em nós.

O essencial é invisível aos olhos e muito mais importante do que uma relação de amizade com o espelho é conquistar uma relação de profunda amizade e intimidade com Deus, o Melhor Amigo!!!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.