Doar-se por inteiro...

O colar de turquezas azuis

‘O homem por detrás do balcão olhava uma garotinha se aproximar da loja. Ela amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. Os seus olhos azuis da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto. Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis:

-‘É para minha irmã. Você pode fazer um pacote bem bonito?’

O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
-‘Quanto dinheiro você tem?’

Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e, feliz, disse: ‘Isto dá, não dá?’ . Eram apenas algumas moedas que ela tinha e exibia orgulhosa.

-‘Sabe’, continuou, ‘eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que nossa mãe morreu, ela cuida da gente . Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor dos olhos dela.’
O homem foi para o interior da loja. Colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

-‘Tome!’ disse para a garota. ‘Leve com cuidado.’

Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia, quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
-‘Este colar foi comprado aqui?’

-‘Sim senhora.’

-‘E quanto custou?’

-‘Ah!’ falou o dono da loja ‘o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.’

-‘Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. E esse colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele.’

O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem: ‘Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha!’ ”

A verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Foi o que Jesus fez por nós… Foi o que Maria fez por nós dando Jesus ao mundo…

É o que todos nós podemos fazer neste Natal. Ser presença para o outro, dar-se para o outro!!

Somos contaminados com o falso sentimentalismo e com o apelo comercial do Natal: ‘não tenho dinheiro para a ceia”, “não tenho como comprar os presentes…’

Claro, isso também é importante, afinal é um tempo especial de festa… Mas o verdadeiro sentido do natal é cultivar o amor, é ser presença ao outro, é abrir-se para uma vida nova, é tomar a decisão de mudar as atitudes, de melhorar a vida…

O verdadeiro sentido do Natal está em amar!! Amor é doação, é entrega!!

Por isso, o melhor presente neste Natal é ser presença!!

Presença de amor e doação, nos gestos mais simples… Numa visita, num abraço, num pedido de perdão, no dizer ‘eu te amo’…

Com certeza, para o mundo estas são apenas ‘algumas moedas’, mas no fundo é o que paga uma jóia tão linda e cara: Um Natal realmente santo e feliz!!

‘O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles.’
(João 15, 13)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.