Deixar tudo e seguir Jesus

Com este crucifixo, São Francisco teve a revelação da sua vocação de deixar tudo e seguir a Jesus. Na igrejinha de São Damião, ele recebeu a visita do Senhor: ‘Vai escorar a minha Igreja que está desabando’. Na realidade, Nosso Senhor queria uma renovação espiritual da Igreja que naquela época passava por uma crise, na qual Jesus estava sendo posto de lado. E assim, Jesus contava com a participação do pobrezinho de Assis para essa grande obra.

Como São Francisco, nós também a todo momento, somos chamados a escorar o edifício glorioso que é a Igreja Católica. Podemos ouvir a voz de Jesus, quando vemos a notícia que em países cristãos a lei de Deus é violada oficialmente por leis injustas que destroem as vidas humanas. Podemos ouvir a voz do Mestre quando notamos em nós tantos apegos aos maus costumes, aos pecados, às comodidades, aos nossos egoísmo.

O pior de tudo é que quando não queremos ouvir mais, nos desanimamos e nos deixamos levar. Muitas vezes vê-se cristãos que dizem: mas o que eu posso fazer? Não posso mudar o mundo!

Quem não é chamado à santidade? Quem não é chamado a mudar a si mesmo e ao mundo? Quem é que passa pelo mundo e não recebe uma graça do Senhor? Ninguém! Não existe essa pessoa. Deus é infinitamente misericordioso e dá a sua graça para todos os homens.

Assim é a economia da graça. Assim é que somos chamados como São Francisco, a mudar aquilo que não está de acordo com o Evangelho de Jesus.