Da ação um ato de amor e do amor ....

O santo de hoje, João de Capistrano, fez da ação um ato de amor e do amor uma força para a ação, por isso muito penitente e grande devoto do nome de Jesus chegou à santidade.
João nasceu em Capistrano, em 1386. Privilegiado por belos talentos, cursou os estudos jurídicos na universidade de Perusa. Juíz de direito, casado e nomeado governador de uma cidade na Itália, acabou na prisão por causa de intrigas políticas.
Diante do sistema mundo, frágil felicidade terrena, e após a morte de sua esposa, João quis entrar numa Ordem religiosa. Com este objetivo teve João a coragem de vender os bens, pagar o resgate de sua missão, dar o resto aos pobres e seguir Jesus como são Francisco de Assis. O superior da Ordem, conhecendo os antecedentes de João o submeteu a duras provas de sua vocação, e por tudo, João passou com humildade e paciência.

Ordenado sacerdote se consagrou ao poder do Espírito no apostolado da pregação; viveu de modo profundo o espírito de mortificação.. João de Capistrano enfrentou ameaça dos turcos contra a Europa e tentativa de desunião no seio da própria Ordem Franciscana.

Apesar de homem de ação prodigiosa e suas contínuas viagens através de toda a Europa, descalço, João foi também escritor fecundo, consumido pelo trabalho. São João de Capistrano veio a falecer em terra Forio, Croata, em 23 de outubro de 1456.

São João de Capistrano… rogai por nós!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.