Como rezar?

São várias as passagens na Bíblia que nos mostra como devemos rezar. Uma delas está no evangelho de São Lucas, capítulo 22, versículo 42: ‘Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua’.

Através destas palavras ditas por Jesus em um dos seus momentos de maior sofrimento, podemos notar como Jesus era humilde, Ele nos ensina que devemos rezar com humildade, procurando satisfazer a vontade de Deus e não a nossa.

Para entender melhor o que Jesus nos ensina, vamos partir para um exemplo bem simples. Naturalmente você já deve ter tomado uma injeção, todos sabemos que mesmo sendo dolorido, tem o objetivo de nos curar ou proteger de alguma doença.

O mesmo acontece em muitos momentos com a vontade de Deus, muitos são os casos em que a vontade de Deus não é a nossa vontade, e quando não alcançamos o que nos era esperado, reclamamos: ‘Rezei tanto para que Deus me ajudasse e aconteceu tudo ao contrário!’

Jesus, porém, não reclamou, aceitou o maior dos sacrifícios e se entregou ao que o Pai do céu queria.

Rezar com humildade é aceitar a vontade de Deus, mesmo que ela não seja a nossa, pois sabemos que Deus nunca quer o nosso mal, mas sim a nossa felicidade.

Devemos também saber que o tempo de Deus é diferente do nosso, Ele pede a oração incessante, ou seja, devemos ser perseverantes na oração e ter a certeza que a vontade de Deus reinará no momento ideal.