Ame cada um como irmão, faça o bem a todos

Ao longo dos anos, Dom Bosco, trabalhando exaustivamente, realizou significativos trabalhos. Além dos Salesianos, ele fundou as Filhas de Maria Auxiliadora dos Cristãos e as Cooperações Salesianas. Ele construiu o Santuário de Maria Auxiliadora dos Cristãos em Vanldocco e fundou 59 Casas Salesianas em seis nações.

Ele começou as Missões Salesianas na América Latina enviando padres salesianos, irmãos e irmãs. Ele publicou uma série de livros para leigos cristãos e rapazes. Ele inventou um Sistema de Educação fundamentado em três valores: Razão, Religião e Bondade. Logo muitas pessoas perceberam nisso um sistema ideal para educar os jovens.

Quando alguém falava a Dom Bosco a respeito da lista de trabalhos realizados, ele logo interrompia a pessoa e imediatamente dizia: “Eu não tenho feito nada sozinho. É a Virgem Maria quem tudo tem feito. Ela tinha traçado tudo isso naquele famoso sonho que tive aos nove anos.” Dom Bosco morreu na madrugada do dia 31 de Janeiro de 1888. Para os Salesianos que ficaram em vigília em volta da cama, ele disse suas últimas palavras: “Ame cada um como irmão. Faça o bem para todos e o mal para ninguém… Diga aos meus meninos que os espero no Paraíso”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.