Advento é tempo de reconciliação e perdão

Em sua mensagem sobre o tempo do Advento, o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, recordou que além de ser um ‘tempo de jejum e penitência’ é o momento de ‘voltar a por diante de nossos olhos esta verdade fundamental: cada ser humano, amigo ou inimigo, é antes de tudo uma criatura de Deus, objeto de Seu amor e, como nós, está chamado à santidade e à salvação’.

Em sua mensagem –publicada pela agência católica Fides–, o Patriarca afirmou que o Advento ‘é um tempo de jejum e penitência, durante o qual somos convidados a purificar nossas relações com todos nossos irmãos, tanto com os que pertencem à uma religião diversa da nossa, como, mesmo, com os que estamos em conflito político e militar’.

Referindo-se à situação de violência e destruição que se vive na Terra Santa, o Patriarca agregou que ‘a existência das forças do mal’ não deve ‘encher os corações de amargura e ódio, de desconsolo ou dor, e sim renovar a fé em Deus, Senhor da história’ e em Cristo que diz ‘Não tenhais medo. Nem um cabelo cai de vossa cabeça sem permissão de vosso Pai, o qual está nos céus’.

‘Nós rezamos e jejuamos com o Papa’ –continua a mensagem–, recordando três importantes iniciativas empreendidas pelo Papa João Paulo II:

-> em 13 de dezembro, um encontro com os bispos e Patriarcas da Terra Santa e com os Presidentes das Conferências Episcopais do primeiro mundo;
-> em 14 de dezembro, jornada de jejum universal pela paz no mundo, coincidindo com o objetivo do Ramadán; em 24 de janeiro, o encontro de oração com os líderes de outras religiões em Assis.

Dom Sabbah concluiu exortando: ‘Irmãos e irmãs: renovai nestes dias vossa fé, renovai vosso amor. Fazei penitência e renovai vossa esperança. Acolhei a festa com toda demonstração de alegria, para encontrar nesta alegria a força para continuar vossa longa e fatigante marcha para a verdadeira liberdade; e louvai o nome de Deus, porque Ele é bom e eterna é a Sua misericórdia’.

Fonte: www.aciprensa.com
Tradução: Regina Perina

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.