A iniciativa de todo chamado

A iniciativa de todo chamado é manifestado pela vontade de Deus. ‘Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça‘ (Jo 15, 16).

O homem somente alcança sua realização pessoal e a felicidade verdadeira quando sua vocação é assumida através da resposta consciente e livre aos planos de Deus. Todos são chamados a viver uma determinada vocação e como conseqüência cumprir a missão que é designada aos eleitos.

Nenhuma vocação pode ser comparada, pois cada uma possui o seu valor e todas indicam o mesmo caminho para buscar a santidade. A vocação é o dom de Deus revelado sobre as diferentes opções de vida. Com o chamado somos posicionados no lugar certo.

A adoção Divina faz com que o batizado receba a unção do Espírito Santo para tornar-se membro da Igreja ao ocupar o local específico e único no serviço do Reino de Deus, assumindo assim, o chamado de ser cristão. Na identidade de ser humano descobrimos o chamado de ser cidadão e de ser ‘gente’.

Os casados vivem a vocação fecunda de construir seus lares através da benção de Deus e de semear nas famílias a multiplicidade dos frutos que são seus filhos. Os leigos que optam pelo matrimônio ou pelo celibato também buscam servir ao Senhor de acordo com a opção escolhida.

A vida religiosa e o ministério sacerdotal são os compromissos radicais que conduz ao caminho da santidade através da consagração, no seguimento de Jesus, o modelo perfeito de castidade, pobreza e obediência.

Não foram apenas os patriarcas, os profetas e os apóstolos que descobriram a vocação e contribuíram para a edificação do Reino de Deus. Nós também somos conquistados de maneira diferente através do chamado Divino. Mas para isso é preciso deixar-se amar pelo Senhor e buscar saber qual é a vocação que nos é preparada. Sejamos instrumentos nas mãos de Deus para o bem da humanidade. ‘Vinde após mim e far-vos-ei pescadores de homens (Mt 4,19).

Se você, já descobriu a sua vocação, persevere nesta caminhada. Se está buscando uma resposta, vá em frente, sem medo de saber a resposta. Peça ao Senhor o discernimento para encontrar o caminho certo. Deixe-se direcionar pela vontade de Deus e jamais se arrependerá. Seja qual for a vocação que será lhe será revelada, saiba que toda vocação é um dom sublime.

Todo chamado de Deus é uma história de amor única e irrepetível‘ (Papa João Paulo II).

‘Senhor, abençoai todas as vocações inseridas no mundo inteiro e fazei que cada chamado produza o fruto maior que é o da santidade. Concede aos que ouviram o chamado a perseverança no caminho e revelai a sua vontade àqueles que buscam a decisão na vocação. Amém’.

Ir Fabiana Souza Duca de Aguiar
Carmelita Mensageira do Espírito Santo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.