A Igreja é um mistério

Mais do que uma Instituição humana e jurídica, a Igreja é um “Mistério”; é um complexo humano-divino. Assim como Jesus é homem e Deus, perfeitamente, a sua Igreja assemelha-se a Ele e é também humana e divina. Aí está o Mistério, que jamais poderemos compreender perfeitamente nesta vida. Mas é real.

O Capítulo I da “Lumen Gentium” (A Luz dos Povos), a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Igreja, trata desse Mistério. Começa dizendo que:
“A Igreja é em Cristo como que o sacramento ou o sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero human …” (LG, 1).

Ensina-nos o Concílio que Deus não quis salvar a humanidade, individualmente; mas quis “congregar na Santa Igreja os que crêem em Cristo” (LG, 2).
É pelo Corpo de Cristo, a Igreja, que Deus Pai decretou salvar a humanidade. Cada batizado passa a ser membro desse Corpo, e assim, Deus vai novamente reunindo a família humana que o pecado dispersou. São Paulo, na carta aos Coríntios, explica bem essa realidade:
“Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo. Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros” (1Cor 12,27).

Essa é uma maravilhosa realidade: somos o Corpo de Cristo. É formando esse Corpo místico (misterioso), humano-divino, que o Pai decidiu trazer de novo a família humana para o seu convívio, a fim de podermos participar, novamente, da sua vida bem-aventurada.

“Enxertados em Cristo” (Rom 11,17) pelo Batismo, participamos de Sua morte e ressurreição e nos tornamos Nele filhos adotivos de Deus e herdeiros da vida eterna. Essa é a realidade salvífica da Igreja, “sacramento universal da salvação” (LG,48) e “mistério da união dos homens com Deus” (Catecismo nº 772).


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.