5% dos batizados participam da missa

Queridos amigos de Francisco,

Saudações, paz e bênçãos a vocês, suas famílias e amigos… Eu espero que sua Quaresma esteja sendo muito boa. Uma das súplicas da Oração da Manhã de hoje realmente mexeu comigo: Deus, Amigo do ser humano, inspirai-nos a trabalhar para o progresso da civilização, e a buscar espalhar em tudo que fazemos o vosso Reino.

Isto é muito bonito e desafiante, ou melhor, eu posso dizer que é um desafio bonito. Você quer ouvir uma coisa realmente feia? Eu me deparei com um fato triste: Apenas 5% dos batizados tem uma participação na missa dominical. Esta informação veio de um secretário do Conselho Pontifício para os Leigos, Guzman Carriquiry. Ele também comentou que alguém disse que “os leigos, que são 98% dos batizados, são de certa forma um gigante adormecido. Um gigante adormecido! Isto significa que existe muita coisa a ser feita por muita gente – e muita gente não se compromete… Vamos fazer um santo barulho e acordar este cara!

Imagine se cada católico da América me desse um dólar por ano? Nós teríamos o Centro Cultural Católico Francesco de pé e funcionando a todo vapor! Se este percentual de católicos não-engajados fosse invertido, nosso louvor e nosso trabalho pastoral seriam fantásticos. Então o que fazer? Cada um de nós deve estar certo de que estamos criando o tempo para Deus – o amigo da humanidade – inspirar-nos a nos tornarmos grandes amigos do ser humano e trabalharmos para o progresso da humanidade e o anúncio do Evangelho.

Mas vocês não podem dar aquilo que não têm! Como Guzman disse, “Existem grandes possibilidades educacionais, catequéticas e evangelizadoras para muito mais batizados participarem da Igreja em resposta à vocação impressa neles pelo batismo. O desafio está aí.”

Amém! O desafio está aí. A Quaresma está aí. Vamos refletir e descobrir nossa situação hoje, para que nos arrependamos e sejamos inspirados por este grande amigo da humanidade a trabalhar pelo progresso do ser humano e espalhar o Reino em tudo que fazemos… Eu aposto que o gigante é realmente bonito… Paz e Bênçãos para sempre em Jesus e Maria… Nos falamos na próxima semana…

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.