O movimento faz parte da vida humana desde as atividades mais simples do nosso dia até a prática de uma atividade física. Constantemente, somos convidados a nos exercitar. O grande desafio é tornar o exercício físico uma prática regular em nosso cotidiano. Apesar de termos consciência de que nossa saúde e qualidade de vida tornam-se melhores com a prática de exercícios físicos regulares, seguir uma rotina de exercícios exige determinação e disciplina principalmente no inverno.
Realizar exercícios nesta época do ano é tão importante quanto no verão. Contudo, na maioria das vezes, existe grande dificuldade em se manter a rotina de exercícios nesta época. Como consequência, quando o sedentarismo alia-se a uma alimentação desregrada, podemos ter prejuízos significativos em nossa saúde, tais como: ganho de peso e dificuldades respiratórias.
A importância dos exercícios físicos no inverno
O clima frio do inverno é pouco convidativo para sairmos da cama quentinha para nos exercitar, porém, aqueles que decidem continuar os exercícios físicos não costumam correr grandes riscos. Podemos até mesmo ver a prática de exercícios físicos no inverno como uma grande aliada na perda de peso. Isso, porque, diante do frio, o corpo precisa de mais calorias para se aquecer, o que significa que o gasto energético do nosso organismo aumenta. Com isso, o corpo passa a queimar mais calorias frente às baixas temperaturas e, se mantivermos uma rotina alimentar saudável associada ao exercício, podemos perder alguns quilos.
Outro fator que indica esse maior gasto de energia do organismo com a realização de exercícios físicos no inverno é que, a realização dos mesmos em baixas temperaturas demandam uma produção adicional de calor no músculo para a manutenção da temperatura corporal. Sendo assim, muitos estudos relatam que essa pode ser a melhor época para treinar.
Muito se discute sobre o quanto as baixas temperaturas podem influenciar na performance dos exercícios físicos praticados. Porém, o que se sabe é que os efeitos do frio no desempenho e nas respostas fisiológicas ao exercício dependem da intensidade do frio e da natureza do exercício. No fim, deve ficar claro que, exercícios físicos e esportes podem e devem ser praticados com segurança, prazer e sucesso em ambientes frios, uma vez tomados alguns cuidados que descreveremos a seguir.
Leia mais:
.: O inverno influencia na produtividade?
.: Chegou o Inverno. O que essa estação do ano pode nos proporcionar?
.: Dicas para comer bem no inverno sem aumentar o peso
.: Vida: da alegria do verão às tardes frias do inverno
Dicas
Aquecimento: O aquecimento é indicado antes e depois de qualquer atividade, mas se torna ainda mais importante no inverno. Com o frio o corpo leva mais tempo para alcançar uma temperatura ideal para atividade física, por isso, precisamos alongá-lo e aquecê-lo antes e depois dos exercícios, já que a musculatura encontra-se mais contraída e tensa. Para evitar lesões musculares, recomenda-se alongar o corpo e iniciar os exercícios com um ritmo mais lento nos primeiros 15 a 20 minutos até que o corpo alcance a temperatura ideal.
Hidratação: Devido a perda não percebida de líquidos associado a pouca ingestão do mesmo, muitas vezes, o organismo acaba desidratando. Sem contar que, as baixas temperaturas diminuem a percepção de sede. Beber água antes, durante e depois do exercício é essencial para repor a quantidade de líquido perdida na transpiração. A menor transpiração traz ainda outro problema: a dificuldade de perceber quando se chegou ao limite. Portanto, fique atento
aos outros sinais do corpo.
Então, apesar do clima favorável para ficarmos em casa, um bom argumento para não desistir dos exercícios no inverno é que, além de manter a qualidade de vida e o bem-estar ainda podemos perder peso quando essa é a meta. Isso, porque, diante da necessidade de manter a temperatura do corpo nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentam, assim levando o corpo a gastar mais energia mesmo em repouso. Seguimos, então, tomando os devidos cuidados e nos movimentando, seja qual for a temperatura! E, seja qual for a estação, o que o nosso corpo precisa é de movimento!