confira

Como ser saudável na era fitness?

O que é ser saudável?

Vivemos o tempo de extremos, pois recebemos muitas informações – de jornais, revistas, colegas de trabalho, programas de televisão – de que vale tudo para ter o corpo sarado, a barriga negativa e tantas coisas. Então, classificamos os alimentos como aquele que engorda, o bom ou ruim, aquele que ajuda ou prejudica a dieta. Um fato interessante é que, mesmo em meio a tantos modismos, estratégias alimentares, mais da metade da população brasileira está acima do peso, com doenças crônicas e transtornos alimentares. Aqui, temos um ponto para refletirmos nossa relação com os alimentos, pois saudável, “fitness” não é aquela pessoa que não come ou exclui algum alimento.

Como ser saudável na era fitness

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Precisamos entender que a nutrição não é uma ciência exata, pois cada pessoa tem uma resposta diferente em relação aos alimentos; então, não adianta pegarmos a dieta ou dica de outra pessoa, porque cada um tem seu metabolismo, sua absorção. É possível levar uma vida saudável sem culpa, sem ficar com tantas restrições. Primeiro, é preciso um conhecimento de si, sabendo da sua fome, de como se sente quando come tal alimento ou deixa de comer. Muitas vezes, comemos sem necessidade, pulamos as refeições não ouvindo o que o corpo diz.

É importante escolhermos alimentos nutritivos, e comer bem com qualidade para poder, sem culpa, saborear um chocolate ou algo que gosta de comer. Outra coisa que acontece por causa do ritmo da vida corrido: não há o hábito de mastigar, saborear o alimento sentindo o cheiro, o sabor da comida. Faz-se necessário, na hora das refeições, um ambiente tranquilo, mastigar bem, degustar cada coisa.

Não existem alimentos milagrosos, que consumimos e perdemos peso rapidamente. Precisamos paciência, lembrando que, na nutrição, os alimentos são divididos em grupos: os energéticos, que são os carboidratos e gorduras, que fornece energia necessária para o bom funcionamento das funções do organismo; os construtores, que são as proteínas e ajuda o crescimento e a restauração dos tecidos do corpo e os reguladores que fornece as vitaminas e minerais. Excluir algum grupo é deixar o organismo com alguma deficiência.

É possível ser saudável! Comamos alimentos variados, prezemos pela qualidade, bebamos água, comamos com prazer, deixemos de lado o sentimento de culpa depois de comer algumas coisas, e os alimentos são nossos amigos não nossos inimigos.

Leia mais:
::Como deve ser a alimentação de uma pessoa que tem diabetes?
::Gravidez causa incontinência urinária?
::O que é e quais os sintomas da síndrome do pânico?
::Saúde mental: quem cuida da mente cuida da vida

Termino este texto com um trecho do Guia Alimentar do Ministério da Saúde publicado em 2014 diz assim:

“Alimentação é mais do que a ingestão de nutrientes. Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes. Alimentação diz respeito a como os alimentos são combinados entre si e preparados, às características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar.”


Michele Barros

Michele Barros é membro da Comunidade Canção Nova. Nutricionista, atua no Posto Médico Padre Pio.

comentários