Hoje, existe uma grande parcela de pessoas que têm como meta a perda de peso, porque estão insatisfeitas com seu corpo, porque estão com alguma patologia associada ao excesso de peso ou porque querem qualidade de vida. As informações que mais recebemos, via redes sociais, são: “Emagreça em 10 dias. Tome tal produto para secar as gordurinhas. Coma tal alimento. Retire tal grupo alimentar”. São muitas promessas, mas o importante essas mensagens não dizem: É POSSÍVEL EMAGRECER DE MANEIRA SAUDÁVEL. E você pode se perguntar como.
A primeira coisa a se fazer é tomar consciência do que é preciso para ter qualidade de vida, e que esse é um processo lento. A vantagem, no entanto, é aprender a comer da maneira correta, ter uma alimentação balanceada que contemple todos os grupos alimentares. Os Carboidratos são chamados de alimentos que nos dão energia, e fazem parte deste grupo cereais e grãos como aveia, trigo, milho, quinoa, cevada, amaranto, arroz e os derivados como pães, massas, bolos e biscoitos. As Proteínas são os “construtores”, e incluem o leite e seus derivados: carnes, ovos, feijões e leguminosas. Legumes, verduras e frutas. Óleos e gorduras. Lembrando que cada grupo fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Dicas para emagrecer saudavelmente
Seguem algumas dicas para ajudar você a escolher bem e ter qualidade de vida ao perder os quilos desejáveis com saúde:
Reflita sobre sua alimentação: você come o que precisa ou está sempre “beliscando” ou criando necessidades? Por exemplo: precisa comer chocolate todos os dias? Em vez de comer doces todos os dias, substitua-os por frutas. Coma com mais frequência ao longo do dia, e coma alimentos saudáveis, pois assim ficará mais saciado, evitando ficar com muita fome e comendo tudo o que vê pela frente. Faça o planejamento para as refeições da semana, isso ajuda na hora da compra, pois você escolhe os itens que vai consumir, evita o desperdício e ajuda na escolha de alimentos nutritivos, retirando a facilidade dos instantâneos, da fritura, dos lanches rápidos que são vazios em nutrientes e ricos em gorduras, conservantes, açúcares e tantas coisas nocivas à saúde.
Beber água é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas evite beber junto com as refeições, porque a água dá a sensação de saciedade, e não comemos a quantidade necessária. Uma opção é beber água com limão, pois ajuda a diminuir a vontade de comer doces e limpa o paladar.
Leia mais:
.:Quais alimentos produzem a ansiedade?
.:Volte a comer comida de verdade!
.:O sono é considerado nutriente? Como assim?
.:Nutricionista dá dicas de uma boa alimentação para as crianças
Alie variedade e atividade física
Varie a alimentação, experimente alimentos que diz não gostar por não ter experimentado, porque assim terá uma variedade de alimentos coloridos e saborosos. Tire o foco da balança, porque, no processo do emagrecimento, mais importante que perder peso é a tomada de consciência do que está comendo e a qualidade e saúde que está ganhando. Perda de peso é resultado de mudança de hábito.
A atividade física orientada por um profissional tem uma parcela bem importante. Procure se informar sobre qual é o melhor tipo de atividade para associar com a alimentação saudável. Não se esqueça: uma mudança pequena é melhor do que uma mudança radical, porém temporária. Tenha paciência com seu ritmo; você não vai perder peso como sua colega de trabalho ou sua irmã, porque cada organismo é um e responde de forma diferente.
É possível emagrecer com saúde, comendo de tudo um pouco. Fique atento à quantidade, à qualidade e às escolhas alimentares. Mais do que um corpo sarado, o importante é a sua saúde.