democracia

A missão dos cristãos no exercício da cidadania

Às vésperas das eleições municipais, torna-se importante a palavra da Igreja sobre este evento, abrindo nosso horizonte para a participação na vida social durante o ano todo, a fim de que os cristãos sejam sal, luz e fermento em todas as situações e ambientes. Referimo-nos de forma especial à mensagem emanada do Conselho Permanente da CNBB, com orientações preciosas a serem aqui apresentadas no correr de nossa reflexão.

Sal, luz, fermento! Vivemos num mundo pluralista e diversificado. Convivemos com opções políticas, sociais e religiosas diferentes, algumas vezes até conflitantes, e temos uma missão. Sonhamos com novos Céus e uma nova Terra, cuja realização está em Deus e depende de Deus. Nossa missão na história, ainda que pareça desproporcional aos desafios existentes, é transformar a realidade a partir de dentro, para que o Reino de Deus, anunciado e tornado realidade em Jesus Cristo se espalhe e mostre toda a sua força, ele que supera todos os eventuais desafios existentes.

A missão dos cristãos no exercício da cidadania

Foto e arte ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Como cristãos, como realizar esta nossa missão?

Os cristãos, vivendo no meio do mundo, podem e devem exercitar a cidadania. O cidadão ou cidadã vive na cidade, ou mais ainda, na sociedade, goza de seus direitos e deveres e pode e deve exercer tal missão. Olhar ao redor, interessar-se pela própria rua ou bairro, perceber as necessidades das pessoas, este é um passo fundamental. Não somos chamados a viver fechados em nossa casa ou interesses apenas individuais, mas convidados a uma sensibilidade apurada pelas necessidades de todos. Isso nos conduz a um dos princípios da Doutrina Social da Igreja, o bem comum. Desenvolver em nós o olhar para o bem de todos e dar a nossa contribuição.

Algumas pessoas se sentirão chamadas a participar dos Movimentos Sociais ou de partidos políticos, outras o farão através de atividades ou campanhas destinadas a responder aos desafios e às urgências existentes. Muitas pessoas terão, e isso é bem característico do cristão, a disposição para o exercício da caridade, o serviço dos pobres, o cuidado dos doentes e o engajamento em obras de assistência e promoção. Desejável é a superação do julgamento, quando alguém pensa que seu modo de agir é a única resposta, sem perceber a beleza e os frutos daquilo que o outro faz. O importante é que ninguém se exclua ou se sinta excluído da tarefa do bem comum e do espírito de serviço. Partilha e comunhão de bens são valores que podem iluminar a prática de vida dos mais pobres até os mais abastados da sociedade! E é bom tomar consciência de que o desejo de destruição dos outros, por motivos de classe ou ideologia não produz frutos verdadeiros de vida e transformação.

O exercício profissional, de acordo com as capacidades e condições de cada pessoa, pode ser um modo para contribuir no esforço de transformação do mundo. Vale observar que neste período de pandemia vieram à tona os profissionais de saúde, homens e mulheres que foram reconhecidos como consciência, presença e ação em benefício dos outros. Mas tal sensibilidade social alcança e valoriza tantos outros profissionais. Em nossa Arquidiocese de Belém, temos assistido a um edificante espetáculo de voluntariado em benefício das áreas missionárias em processo de implantação. São profissionais que dedicam tempo e capacidade para ajudar na edificação da Igreja.

Leia mais:
.:Professor Felipe Aquino orienta como votar bem
.:A necessidade da política e a política necessária
.:A política deve estar a serviço da sociedade civil
.:“Fratelli tutti”, a Encíclica social do Papa Francisco

Mensagem da CNBB sobre as eleições

E apresentamos a palavra da CNBB sobre as eleições, na qual foi enviada uma mensagem de esperança, coragem e chamamento à participação responsável no processo eleitoral, nesse tempo de profunda crise social, econômica, política e ética que atravessa o Brasil. Dela trazemos orientações para as eleições, que serão realizadas em meio a uma grave crise sanitária, com números estarrecedores de mortes e adoecimentos. É tempo de erguer aos céus o nosso olhar esperançoso (Cf. Is 1,11-18).

A política, do ponto de vista ético, é o conjunto de ações pelas quais se busca uma forma de convivência entre indivíduos, grupos e nações que ofereçam condições para a realização do bem comum. Ela é o exercício do poder e o esforço por conquistá-lo, a fim de que seja exercido na perspectiva do serviço. (Cf. CNBB, Doc. 40, 184). Por isso, os cristãos, leigos e leigas, não podem “abdicar da participação na política” (Christifideles Laici, 42). Esse protagonismo é próprio do laicato. Cabe a ele a exigência do Evangelho de construir no mundo o bem comum na perspectiva do Reino de Deus.

Festa da democracia

Para os católicos que disputam as eleições, é importante recordar que os prefeitos e vereadores que serão eleitos têm o dever de contribuir com ações eficazes nos campos da saúde, educação, segurança, transporte, assistência social, moradia, direito à alimentação e proteção da família entre outros. Darão bons frutos os políticos que priorizarem o bem comum e a vida plena, desde a concepção até a morte natural, de todos dos cidadãos, sem quaisquer discriminações, nunca buscando seus próprios interesses pessoais e corporativos. Não pode produzir bons resultados o político que atenta contra a vida, trabalhando por políticas públicas que favoreçam o aborto, fazendo campanha eleitoral com discursos de ódio, defendendo o uso da violência, o recurso às armas e se atrelando ao tráfico de drogas e às milícias. Quem não se compromete com os excluídos e se mostra indiferente diante da morte de pessoas e das graves feridas do meio ambiente não merece o voto de quem deseja uma sociedade justa e democrática. Em tempos de crescente desvalorização da política, o povo brasileiro precisa fazer das eleições uma verdadeira festa da democracia, de forma que se concretize “a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum” (Fratelli Tutti, 154). E estes são critérios orientadores do voto de todos nós, cristãos católicos!

Confiamos à Virgem de Nazaré a participação cristã nas eleições, desejosos de que nosso voto, por mais simples que pareça, seja sal, luz e fermento de uma sociedade renovada!

banner the church


Dom Alberto Taveira Corrêa

Dom Alberto Taveira foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral e Professor de Liturgia na PUC-MG. Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, entre outras. No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Belém – PA.