Atenção

Quais os riscos de começar precocemente a musculação?

A musculação é uma grande aliada da saúde, mas é preciso praticá-la com cautela

Vamos começar falando de alguns benefícios que a musculação oferece para toda população, além do aumento da massa muscular: evita o sedentarismo, melhora o condicionamento cardiovascular, melhora a flexibilidade, as habilidades motoras, o equilíbrio, o conhecimento corporal, fortalecimento muscular e ganho de força. Esses são alguns dos benefícios.

Ir para a academia, ainda na pré-adolescência, não tem problema nenhum, o necessário é ter um instrutor capacitado para atender aquela faixa etária. Como para qualquer iniciante, é preciso que o instrutor tenha cautela e conhecimento daquele praticante, pois, primeiramente, a qualidade de vida é o primordial.

Quais-são-os-riscos-de-começar-precocemente-a-musculaçãoFoto: shevtsovy by Getty Images

Cuidados na fase de crescimento

O instrutor tem de estar informado sobre o estirão de crescimento do menino e da menina, para não atrapalhar o crescimento ósseo e fechar a epífise, que é responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos.

Muitos colocam o risco na musculação, mas se esquecem de que alguns esportes atrapalham o crescimento da criança quando é utilizado como alto rendimento precocemente. Um exemplo de esporte que interrompe o crescimento é a ginástica olímpica, por fazer exigências severas ao corpo e por iniciar muito cedo.

Fortalecimento muscular

A musculação vai auxiliar o crescimento muscular e ajudar no fortalecimento muscular, que é diferente do trabalho para ganhar massa muscular; assim, ela ajudará no fortalecimento das articulações, tendões, músculos e ossos, preparando-o para o seu dia a dia e para um melhor desempenho na prática esportiva.

O cuidado na prática da musculação é para todos, pois o exagero leva a grandes danos. No entanto, se fizer adequadamente, só terá benefícios.

Leia mais:
.: Entenda a diferença entre exercício e atividade física
.: Boa alimentação, o segredo para uma saudável
.: A importância da atividade física para o idoso
.: Como resgatar nas crianças o gosto pela atividade física

Dicas para praticar atividade física

Praticar  exercícios físicos três vezes por semana, intercalando os grupos musculares, para que haja um intervalo de um para o outro, pois, assim, as fibras musculares rompidas se refazem.

Nunca se esqueça de aquecer os músculos antes de qualquer atividade física.

Para evitar lesões, é importante que os exercícios físicos sejam acompanhados por um educador físico, que irá orientar a forma correta de fazer o exercício, além de avaliar se os movimentos estão corretos.

Vale lembrar que a musculação exige foco e  atenção com os pesos, números de séries e repetições; além de respeitar o descanso de um exercício para o outro.

Antes e depois do treino, é importante alimentar-se bem e beber muita água.

Thiago Moreira
Missionário da Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.