Copa do Mundo

A Copa vai começar!

Vamos fazer da Copa o momento da família, do encontro com os amigos

Durante 30 dias, os olhos de todo o mundo se voltarão para o Brasil, especialmente para os nossos gramados, para as 12 arenas que foram construídas ou reformadas para ser a sede de uma das maiores paixões mundiais: o futebol, esporte com mais adesão em todo o mundo. Qualquer lugar do planeta que você visitar, existe um campinho de futebol. A bola rola, o ano inteiro, em todos os cantos do mundo, procurando passar debaixo de uma trave para tirar do torcedor um grito de gol.

O Brasil é conhecido mundialmente por seu talento e pelas escolas de craques que se formam em nosso país. Somos, de fato, o país do futebol, somos o único time a participar de todas as Copas, o único pentacampeão do mundo. Os jogadores brasileiros jogam nos cinco continentes e sempre estão entre os melhores do mundo. Faz parte da nossa cultura ser otimista, ter uma torcida positiva e acreditar sempre, mesmo quando não somos os melhores nem temos a seleção ideal. O fato é que a família e os amigos gostam de estar juntos para vibrar e torcer pelo país.

A Copa vai começar

Não queremos mascarar as duras realidades sociais e econômicas que os brasileiros enfrentam. Não podemos fechar os olhos para as falcatruas e os desvios de verbas feitos para construir os estádios. Não queremos esquecer que o Brasil tem graves problemas a ser enfrentado na saúde, na educação e no transporte público. Não podemos negar que a Copa do Mundo enriquece empresas e fomenta a indústria da bola. Um verdadeiro império de magnatas enriquece à custa da paixão mundial por um esporte tão popular.

O fato é que o futebol é do povo e pertence à juventude; a maioria das crianças amam correr atrás da bola. O esporte é saudável, favorece a educação, a confraternização e a convivência entre as pessoas e os povos. Com todos os problemas e percalços que possa haver no meio da estrada, a bola continua a rolar. Vamos vibrar, vamos torcer, vamos confraternizar, fazer da Copa uma festa saudável e um momento de refrescar a mente e o coração para continuarmos a luta por um Brasil e um mundo mais justo e melhor. Existe um tempo para cada coisa. Uma coisa de cada vez. Quem vive só do luto, do desânimo e do fracasso não é capaz de saborear a vida com todas as dimensões de luta e celebração que ela tem.

Vamos fazer da Copa do Mundo o momento da família, do encontro com os amigos. Se o Brasil ganhar dentro de campo, bom demais; se não ganhar, bom também! A bola vai continuar rolando em nossas ruas, praças e esquinas, em nossos campos e escolas. Nossa torcida é para que a vida e a dignidade humana sejam respeitadas, para que seja combatido o racismo, o preconceito e a violência. Que todos tenham o direito de lutar por uma vida digna e mais humana dentro e fora dos campos.

 Uma boa Copa para todos nós!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.