Saúde

Entenda a diferença entre exercício e atividade física

Exercício e atividade física promovem benefícios para a saúde

Primeiramente, vamos diferenciar exercício de atividade física para melhor compreendermos as duas nomenclaturas e podermos usar a forma correta de falar.

A importância de fazer atividade física - 1600x1200

Leia também:
:: O leite traz benefícios para a saúde?
:: Gordura trans, um perigo para a saúde
:: A obesidade está ligada diretamente a fatores emocionais?
:: Vício em eletrônicos pode desenvolver patologias

Atividade física é todo movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, isto é, os movimentos do dia a dia como passear, lavar carro, limpar a casa, jogar bola, nadar, dar banho no cachorro etc.

Exercícios físicos são as atividades planejadas e com um determinado objetivo a ser atingido. Exemplos disso são os passeios ao ar livre e uma caminhada orientada, seja para perder peso ou melhorar o condicionamento físico.  Por exercícios físicos também entendemos natação, musculação, corrida entre outras de forma orientada e com objetivo.

Ambas promovem benefícios para a saúde como controle de peso, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desde que sejam realizadas regularmente.

Uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisam de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada. O mais indicado é que sejam realizados 30 minutos, cinco vezes por semana, ou três dias na semana com sessões de 50 minutos. Procure atingir intensidades moderadas para alcançar melhores benefícios. (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte).

Primeiro passo

Para começar a praticar exercícios físicos, primeiro inicie-o fazendo a experiência no seu interior, no seu psicológico, para sua motivação em alcançar algum objetivo por meio de exercícios que lhe agradem.

Ao encontrar um exercício que mais lhe agrade  seja caminhada, corrida, natação, esporte coletivo, musculação, ciclismo ou outro –, pense que, por meio dele, você poderá ter uma mudança de vida que o ajudará no seu físico e psicológico, pois, quando se faz algo agradável, o resultado é muito melhor e a sua motivação vai a mil!

Ao dar início ao exercício de sua preferência, não vá com muita “sede ao pote”; siga as orientações de um profissional de educação física, pois ele saberá orientá-lo quanto à quantia certa de exercício diário para iniciantes e, depois, preparará a intensidade conforme sua evolução física.

Importante

Vá atrás daquilo que o faz se sentir melhor e lhe agrada. Se for fazer algum exercício recomendado para outra pessoa, pense que esse talvez não seja o exercício mais indicado para você, pois cada pessoa tem um organismo, um metabolismo diferente, mais lento ou mais acelerado. Você é tão especial, que há um exercício específico para você, aquele que lhe dará prazer e o fará sentir-se mais estimulado. Com isso, você  conseguirá alcançar resultados impressionantes como melhor disposição física e mental, aceleração do metabolismo e ajuda na dieta. Com um exercício certo, você regula o sono, fica mais imune ao resfriado e fortalece o sistema imunológico, começa a fazer uma alimentação mais balanceada, diminui o risco cardíaco, fortalece a massa óssea, principalmente com exercícios de força, reduz o colesterol ruim, previne o diabetes, controla a hipertensão, melhora a autoestima e o condicionamento físico.

Seja um novo homem ou uma nova mulher, pratique exercícios físicos regularmente.

Thiago Moreira
cref 125826 G/SP

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.