Dom Bosco dizia: “Vejo-me como um menino andando em uma corda bamba! O segredo para se chegar ao final dessa corda é olhar sempre para frente, não se distrair, não olhar para os lados. Ter sempre os olhos fixos no Senhor”.
Deus, hoje, está falando para você e para mim. Ele está nos ensinando que o segredo da perseverança é olhar sempre para Ele. O segredo para quem quer ser fiel é não olhar para trás.
Muitas pessoas param e estacionam, porque, na corda bamba da vida, deram uma olhadinha para trás e ali ficaram, pois se depararam novamente com “aquele passado”, com aquela vida velha de pecado, e caíram na autopiedade, então, se tornaram presas fáceis na mão do demônio que só acusa, que só passa em nossa cara aquilo que fizemos de errado.
Deus, porém, não para no nosso passado, mas transforma-o e faz dele um bem para o nosso presente, pois, de todo mal Deus tira um bem maior! Se Deus que é Deus, o Senhor de todas as coisas, não para no nosso passado, nos pecados que cometemos, por que nós vamos parar? Você precisa mesmo é parar de perder tempo olhando para o que já passou, recomece hoje como se fosse o primeiro dia de sua vida. Quem vive de passado perde a graça do presente!
Viva sem olhar para trás
Olhando para minha vida, pude perceber que todas as vezes que parei e olhei para o passado não consegui viver bem o presente, e infelizmente deixei passar a graça que Deus tinha para aquele momento da minha vida; perdi a oportunidade de crescer em muitas coisas; perdi a oportunidade de ser mais santo e de amar mais a Deus, cai em um mundo de comparações: “Ah, mas naquele tempo… Ah, mas com aquela pessoa não era assim… Ah, Mas se eu estivesse naquele lugar…”.
A palavra nos diz: “Não deveis ficar lembrando as coisas de outrora, nem é preciso ter saudades das coisas do passado. Eis que estou fazendo coisas novas, estão surgindo agora e vós não percebeis?” (Is 43,18-19). O Senhor já disse e diz: “Eis que estou fazendo obra nova”; o verbo “estar” aqui é muito importante, porque indica que Deus é presente e não passado.
Leia mais:
.: Como você lida com o passado?
.: Como lidar com os traumas do passado no presente
.: Experiências dolorosas do passado influenciam meu jeito de amar?
.: Quais são os seus medos? Diante deles o que fazer?
Você precisa tomar posse da nova criatura que está surgindo: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. Acabaram-se as coisas velhas, eis que estão presentes as coisas novas” (II Cor. 5,17). Ou você confia que o seu passado está na misericórdia de Deus ou você não confia e fica escravo dele para o resto da sua vida. O que você escolhe? A decisão está em suas mãos.
Deus abençoe você!
João Paulo Medeiros