Ah, o inverno! Essa estação marcada pelo frio traz, em seus dias mais gelados, uma vontade de ir para um lugar quentinho, uma cama, uma coberta. Mas será que o inverno pode também afetar nossa produtividade?
O psicólogo clínico Carlos Soares responde sobre as influências do inverno sobre nós e como podemos reagir quanto a isso. Confira!
Existe alguma verdade em dizer que ficamos menos produtivos no inverno?
Carlos Soares: Sim. No inverno, ficamos mais preguiçosos e temos vontade de ficar mais tempo na cama. Devido às baixas temperaturas, ficamos menos propensos a sair de casa e fazer atividades físicas, diminuindo a produção de serotonina.
O que fazer para combater essa falta de produtividade e nos manter motivados?
Carlos Soares: Apesar do frio, manter nossas atividades regulares e físicas, além de manter uma alimentação saudável e ingerir bastante líquido. Procurar dormir mais cedo que o habitual.
Como podemos exercitar a nossa mente e o nosso corpo?
Carlos Soares: Práticas regulares de atividade física e atividades ao ar livre estimulam nosso corpo a não se cansar e render bastante durante nossas atividades diárias. Evitar dormir demais e fazer atividades como leitura ajuda a manter a mente “ocupada”. Evitar fazer coisas em excesso.
Leia mais:
.:Síndrome do pensamento acelerado, o que é?
.:Por que sou eu quem precisa mudar e ser melhor?
.:Bateu aquela tristeza?
.:Será que os meus sentimentos são reais?
Existem dados que comprovam que, no inverno e no tempo nublado, as pessoas ficam mais tristes?
Carlos Soares: Sim! Por causa dos dias mais curtos e escuros por mais tempo, temos tendência a ficar mais reclusos, tristes e com pouca vontade de conversar, de sair e se divertir. Cores cinzas nos dão sensação mais triste.
O que é mito e o que é verdade em relação ao nosso comportamento no inverno?
Carlos Soares: No inverno, os dias são mais curtos e frios. Isso pode tornar as pessoas mais frias e mais sujeitas ao suicídio, pois o frio deixa as pessoas mais “fechadas”.