Os relacionamentos servem para nos tornar pessoas melhores
Todo relacionamento deve dar errado e terminar, à exceção de um, aquele com o qual você e seu escolhido ou escolhida vão constituir uma família. Cada pessoa que passa pela nossa vida, seja num namoro ou mesmo noivado, pode nos melhorar e lapidar nossa personalidade, fazendo-nos melhores e mais felizes. Nem todo relacionamento, porém, começa e termina bem. Muitos namoros e noivados são carregados de traumas, infidelidades e desrespeitos. Seja em uma ou em várias situações desagradáveis, cada uma dessas experiências tem o potencial de ficar marcada na nossa memória e no nosso coração, prejudicando nossos próximos relacionamentos. Todas as relações precisam nos melhorar. Se for para nos tornarmos alguém pior do que somos hoje, nenhum relacionamento faz sentido.

Foto ilustrativa: Jorge Ribeiro/cancaonova.com
Jesus quer nos curar
Ao mesmo tempo, é muito cômodo colocar-se na posição de vítima e justificar uma situação de solidão no presente, baseada nas feridas passadas e suas cicatrizes. Deus, porém, convida-nos a sermos novas criaturas todos os dias. A partir da nossa abertura de coração, é possível transformar a nossa essência e, pelo Espírito Santo, curar essas feridas.
Da mesma forma que Jesus curou a mulher que tinha uma hemorragia, há 12 anos (Lc 8,44), Ele também pode curar cada um de nós. Eu não sei há quanto tempo existem as feridas em seu coração e em sua alma, mas eu o convido a aproximar-se de Jesus Eucarístico, por meio de uma boa e sincera confissão e comunhão, para que você possa abrir seu coração a um sacerdote e propor-se a perdoar quem o feriu, e também a perdoar-se.
A hemorroíssa do Evangelho foi ousada! Em meio à multidão, espremeu-se para apenas tocar o Senhor e, pela sua fé, foi salva. Imagine o que a presença dos sacramentos em nossa vida podem fazer por cada um de nós?
Leia mais:
::Reconciliando com a imagem corporal
::Vida: da alegria do verão às tardes frias do inverno
::Você tem se importado e cuidado da sua autoestima?
::Conheça os cinco principais mitos que permeiam a questão do suicídio
Não deixe que as suas decepções do passado impeçam a evolução de sua vida afetiva nem acomode amarguras em seu coração. Aprenda com os erros e feridas passados, mas não deixe que eles determinem, de maneira negativa, sua personalidade e seus próximos relacionamentos.
Deus nos quer livres, curados e felizes, para O amarmos de verdade, e também a nós mesmos e aos outros.