Descubra e reflita

Como desenvolver e identificar as dimensões do comportamento humano?

Cada ser humano tem uma personalidade e uma linguagem corporal específica

O ser humano tem como característica básica a necessidade de companhia, de reconhecimento e afeto em todas as esferas da vida. Nossa forma de ser, de pensar e agir influencia diretamente nossos relacionamentos. No curso de nossas experiências diárias, interagimos com uma grande variedade de pessoas com diferentes estilos de personalidade, as quais exercem impacto sobre a forma como agimos e tomamos decisões.

Segundo Dom Hélder Câmara, “passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento”. Desenvolver um bom nível de relacionamento com todas as pessoas é responsabilidade de cada um de nós.

-Como-desenvolver-e-identificar-as-dimensões-do-comportamento-humanoFoto: BernardaSv by Getty Images

Como fazer isso? O que é necessário para desenvolvermos um bom nível de relacionamento interpessoal? É difícil nos comunicarmos bem com pessoas que não compreendemos. Frequentemente, interpretamos, de forma incorreta, ações ou palavras de alguém, e, muitas vezes, sentimo-nos frustrados ao nos relacionarmos com aquelas cujas personalidades são opostas à nossa. Uma vez que compreendemos o estilo de personalidade do outro, encontramos a chave para uma comunicação melhor. Quando compreendemos por que alguém fez ou disse algo, é menos provável que reajamos negativamente. Ter consciência das motivações subjacentes do outro pode permitir que resolvamos os conflitos antes mesmo que eles aconteçam.

Comportamento

Os estilos de personalidade são a linguagem do comportamento observável. Quando paramos para observar, durante alguns momentos ou algumas horas, como as pessoas se comportam em determinadas situações, podemos verificá-los [estilos de personalidade] em ação.

Existem várias definições de perfis comportamentais, de diversos estudiosos. Queremos apresentar aqui uma dessas linhas, com a finalidade de nos ajudar a compreender melhor o outro, de forma a desenvolvermos um bom relacionamento interpessoal. O que trazemos aqui compreende quatro dimensões: dominância, influência, segurança e controle. Dessas quatro, cada indivíduo possui uma dominante, revelando as principais características do seu comportamento.

Conheça as dimensões do comportamento

Uma pessoa com alto índice da dimensão de dominância é, em geral, sempre atrasada, com pressa, impaciente e impulsiva, tenta dominar ou tomar conta, e é direto. Possui um aperto de mão forte e assertivo. Não se afasta de conflitos, podendo até mesmo gostar deles. Possui determinação para atingir resultados, mesmo em situações antagônicas. Desafia a si mesma e aos outros. A chave para ela é o desafio. Com ela, é preciso ser direto, franco e objetivo. É preciso deixá-la descobrir as coisas por si mesma. Com ela deve-se discutir fatos e não sentimentos.

Leia mais:
.: A causa dos comportamentos excessivos
.: A influência do comportamento dos pais na vida dos filhos
.: Meus pensamentos me ajudam ou me prejudicam?
.: Aprenda a construir um relacionamento saudável

Uma pessoa com alto índice da dimensão de influência é, em geral, entusiasmada e amigável; positiva e verbal. Gosta de contar histórias e anedotas. É, frequentemente, desatenta aos detalhes, por isso, pode parecer superficial e impulsiva. Possui um aperto de mão muito amigável. Sorri com os olhos, apresenta muito movimento corporal. Possui estilo aberto e relaxado. Possui capacidade de influenciar os demais a agirem positiva e favoravelmente, é uma pessoa que gera entusiasmo. Irradia otimismo. Com ela é necessário ser, antes de qualquer coisa, bom amigo e democrático. Com alguém assim, é preciso falar sobre ideias e opiniões, criar relacionamentos e reconhecer suas ideias.

Uma pessoa com alto índice da dimensão de segurança é, em geral, metódica e organizada, preocupada com a segurança. Tende a apresentar um ritmo lento e reações mais demoradas. Normalmente, é uma boa ouvinte. Possui um aperto de mão amigável, firme, porém, não ostensivo. É, geralmente, muito cortês. Apresenta contato visual sincero, caloroso e amigável. É persistente. É preciso ter tempo para conhecê-la como pessoa; é preciso usar um ritmo pausado, fazer perguntas, ouvi-la e mostrar-se interessado nela.

Uma pessoa com alto índice da dimensão de controle é, em geral, preparada para sua visita, sem pressa, organizada e pontual. É sistemática e disciplinada em termos de tempo. Tende a não compartilhar seus sentimentos, é muito polida e diplomática. Tende a evitar o contato visual, por isso, pode parecer fria e pouco expressiva. Tem um questionamento preciso, lógico e detalhado. Concentra-se sempre nos detalhes. Com ela é preciso ser sistemático e organizado.

Autoconhecimento

Se você deseja compreender mais detalhadamente como funcionam esses perfis, você pode ler o livro: “Líder do Futuro: A transformação em Líder Coach”, de Arthur Diniz.

O importante é que você, em primeiro lugar, identifique o seu perfil dominante, para, depois disso, observar qual o perfil das pessoas com as quais você se relaciona. Esperamos ajudá-lo a compreender melhor o comportamento do outro, facilitando o seu relacionamento interpessoal com todos.

 


Manuela Melo

Neuropsicóloga e Psicóloga Clínica, Manuela Melo cursou MBA em Gestão de Pessoas. Membro da Comunidade Canção Nova por 20 anos, hoje a psicóloga atua em Recife e Surubim, ambas cidades do Estado de Pernambuco, onde ela reside atualmente. Contato: manuelamelocn@gmail.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.