+ Família

Em meio ao trabalho tenha um tempo pra você

Testemunho e experiência de uma vida agitada

Quando éramos crianças, planejávamos nossa vida de um jeito; na adolescência e na juventude, de outro. Quem nunca sonhou em fazer coisas completamente diferentes das que fazem atualmente?

Além da nossa profissão, muitos de nós, temos outras atividades durante o dia. Às vezes ou quase sempre, quando estamos desenvolvendo uma atividade no trabalho e chega a hora de ir embora, dá vontade de parar o relógio, ou ainda, queremos ter mais 24 horas para dar tempo de cuidarmos mais da família e da casa.

O termo, “workaholic”, isto é, trabalhador compulsivo, exagerado, nunca esteve tão em alta. Eu já vivi quase 10 anos sem férias, vários celulares ligados ao mesmo tempo, caixa de e-mails sempre aberta e conectada a todo tempo ao trabalho. Mal tinha tempo para comer e cuidar dos meus.

Leia mais:
.: O poder da oração da mulher na família
.: Bondade e beleza fazem parte da mulher
.: Nove virtudes da mulher que agrada o coração de Deus
.: Homem e mulher são belos por essência

Tempo de parar

Essa adrenalina me induzia a estar sempre atenta e querendo ver sempre o resultado de um trabalho concluído! Porém, nesses 10 anos teve um momento em que o corpo gritou e, também, pediu atenção! Muitos quilos a menos, cirurgias e ansiedade foram o resultado de tudo isso.

Hoje, aprendi a viver integralmente cada atividade que exerço, mas sabendo que tenho outros papeis a cumprir! Sou esposa, mãe, filha, missionária, tenho meu trabalho. Mas, se me desloco demais para uma atividade, faltará a “Paula” em outra atividade.

E é esse o conselho que deixo a você: tenha tempo para você. Hoje, o mundo nos impulsa a fazermos muitas coisas, a pensarmos rápido, a corrermos de um lado para o outro! Mas, também, somos humanos e temos os nossos limites, assim como qualidades. Não é errado reconhecermos até onde podemos ir.

Tenha tempo para você

Tenha um tempo para você, para fazer o que você gosta. Isso será, também, uma pausa que te dará mais forças para o dia a dia no trabalho e para desenvolver um novo trabalho. Afinal, quem nunca teve uma ideia caminhando, lendo um livro ou fazendo algo que goste?

 


Paula Guimarães

Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, administradora, jornalista, apresentadora da TV Canção Nova e mestre em Comunicação
e Semiótica pela PUC-SP. Ela é autora dos livros “Como ser feliz em família – 15 passos para encontrar felicidade em seu lar”, “Esperança, cadê você? O que fazer para não entrar em desespero” e “TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.