“Viver o momento presente é o caminho mais simples e mais seguro para se chegar à santidade” (Van Thuan). Percebo que Deus tem me falado muito, nesses dias, sobre o valor do tempo e, principalmente, convencido-me, cada vez mais, de que o presente é o mais importante.
Em Eclesiastes, capítulo 3, Deus declara: “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do Céu…” E diz ainda: “… não há nada melhor para o homem, que viver bem alegrando-se e fazendo o bem durante a vida”.
Assumo essa palavra como direção de Deus em minha vida desde que a conheço. Naturalmente, gosto das coisas organizadas, talvez, por isso, essa palavra expressa que Deus é organizado e quer que sejamos assim, a menos que eu seja assim!
Como você tem vivido o seu presente?
Tenho compreendido que “viver bem cada momento é uma trilha segura que me leva a Deus. Meu desafio fica sendo o de descobrir qual é, portanto, o tempo certo para cada coisa, isto é, ter discernimento”, e almejo muito esse precioso dom.
Vivo um tempo novo e de crescimento. É até difícil descrevê-lo com palavras, mas é muito especial. Como sei que tudo passa, tenho procurado viver bem as oportunidades que Deus me dá. Uma coisa é certa: quanto mais abro mão de meus apegos, mais experimento o “ser livre”. Esses dias, andando pelas ruas arborizadas do Rio de Janeiro, vendo a natureza que, aliás, por aqui é caprichada, pude respirar fundo e sentir também fisicamente aquela sensação de liberdade que sentia quando era criança e não tinha tantas coisas complicadas para fazer.
Leia mais:
.: Vamos começar tudo outra vez?
.: Leia a Palavra de Deus
.: Como fazer o encontro do nosso tempo, com o tempo de Deus?
.: Os benefícios do tempo de espera
Como viver o hoje?
Sei que essa realidade não é consequência de um fato; ela vai muito além! Acredito que seja consequência de uma decisão interior: abandono em Deus. Compreendo que a verdadeira liberdade é estar inteiramente entregue a Ele, sem resistências. É viver cada momento como se fosse o primeiro momento, o último momento e o único momento. “O ontem já se foi, o amanhã ainda não existe. Só temos o hoje!”
Cada palavra, cada gesto, cada telefonema, cada decisão deve ser a coisa mais bela de nossa vida. Van Thuan, falando sobre isso, diz: “Faz-se necessário aproveitar as ocasiões que se apresentam, todo dia, para realizar ações ordinárias de modo extraordinário. Reservemos a todos o nosso amor, o nosso sorriso, sem perdermos um segundo”.
Quero viver intensamente cada instante, seja ele alegre ou não, pois aprendi que “viver intensamente todos os instantes da vida é o segredo para saber viver bem também aquele que será o último”. Que o Senhor nos conceda discernimento e fidelidade.