Viver a vontade de Deus: oração, santidade e vida cotidiana
Na busca da santificação, o primeiro passo é a oração. É o que afirmam os santos, especialmente Santo Afonso de Ligório, um grande exaltador da oração. Segundo ele, todo pregador deveria pregar sobre a oração, porque aí está o começo da santificação.
O que é buscar a santidade? É fazer a vontade de Deus e aceitar as coisas que acontecem na sua vida. Segundo Santo Afonso, “Para ser santo é preciso fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”.
Fazer a vontade de Deus: um caminho desafiador
Fazer o que Deus quer, ou seja, viver de acordo com a lei de Deus, de acordo com os mandamentos, não é algo fácil. Ou seja: não roubar, não matar, não pecar contra a castidade e amar a Deus sobre todas as coisas. Quem é que nos dá força para fazermos isso? É o próprio Deus, pela graça. Contudo, sem oração, você não tem a graça de Deus.
A oração: fonte da Graça Divina
De onde vem a graça de Deus para lutarmos e fazermos a vontade d’Ele? Vem pela oração, quando você reza o terço, participa da Santa Missa, confessa-se, comunga, lê a Bíblia, medita na Palavra de Deus, então, você tem a graça de Deus para vencer as fraquezas da carne.
Querer o que Deus quer: aceitando a vontade divina
Santo Afonso nos ensina: “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”. O que é querer o que Deus faz? É aceitar a vontade de Deus na nossa vida. Os momentos de sofrimento, os momentos de doenças, as contrariedades, as perseguições, as humilhações que passamos. Se Deus permite isso, Santo Afonso dizia, é porque Ele tem um propósito.
Leia mais:
.:Por que devemos orar?
.:Como construir uma vida de oração?
.:Entenda cada parte da oração do Pai-Nosso
.:Deus ama mesmo aqueles que o rejeitam?
São Paulo nos lembra: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus”, tudo é tudo. Até as doenças, as dores, as humilhações, as aflições, ou seja, tudo concorre. Então, para querer o que Deus faz, aceitar o que Deus permite, você tem que ter a graça de Deus para, por exemplo, manter-se paciente no sofrimento, ter fortaleza espiritual no sofrimento, nas angústias, nas tribulações, nas perseguições.
Oração: trilhando o caminho da santidade
Se não tivermos o hábito da oração, não conseguiremos trilhar o caminho da santidade. E esse caminho da santidade é belíssimo, ele é a santidade na família, a santidade no trabalho – ser um trabalhador honesto, competente, sem negligência, sem imprudência, sem displicência –, é a santidade como professor, como médico, advogado, pedreiro etc.
A santidade se manifesta em todos os campos da vida. Agora, em tudo isso, é preciso da graça de Deus, e para ter essa graça, precisamos da oração.