A Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel, que estava grávida, é celebrada hoje pela Igreja. Maria fica sabendo, pelo anjo, que sua prima, de idade avançada, estava grávida, porque “nada é impossível para Deus” ( cf. Lc 1,26-32). Papa Francisco, em 2019, escreveu por ocasião dessa festa: “A fé de Maria é uma fé profética”.
Com a sua própria vida, Maria é profecia da obra de Deus na história, da sua ação misericordiosa que subverte as lógicas do mundo, exaltando os humildes e derrubando os soberbos (cf. Lc 1,52). Diz a Palavra de Deus que ela saiu apressadamente para servir sua prima. É uma fé que sai de si mesma para servir. A festa de hoje recorda que, quando nós saímos de nós mesmos para realizar o bem, somos os primeiros a ser beneficiados.
A força do Espírito Santo na visitação de Nossa Senhora
Isabel e o menino que ela traz no ventre ficam cheios do Espírito Santo. A visitação de Nossa Senhora atraiu sob Isabel e João Batista essa força do Espírito de Deus que renova nossos corações. Monsenhor Jonas ensinou para os membros da Canção Nova que “Maria, a Mulher Carismática, leva o Espírito Santo a Isabel e a João Batista na sua primeira visita; ela é como o para-raios, que atrai o Espírito Santo no Cenáculo, é ela a nossa mãe e educadora na Missão carismática que recebemos”. Podemos, com confiança, nos dirigir a Virgem Maria, para que recebamos o Espírito de Jesus, o Espírito Santo.
Maria, a lição de um coração grato
Após a visita do arcanjo, Maria canta o Magnificat, glorificando a Deus, exprimindo a sua alegria: “Meu espírito se alegra em Deus”. Ela reconhece sua pequenez, reconhece que recebeu muito mais do que merecia: “Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lucas 1,48).
Aprendamos, na Festa de hoje com Maria, a lição do serviço. Quem faz a experiência de receber muito consegue sair de si para servir, perceber as necessidades dos outros. Maria nos ensina, hoje, a lição de um coração grato, que sabe reconhecer os benefícios de Deus.
Leia mais:
.:Na Visitação, quais são as virtudes que a Virgem nos ensina?
.:Receba a visita da nossa Mãe Maria na sua vida diariamente
.:O ventre da Virgem Maria é a porta de acesso ao céu
.:Maria, a habitação viva de Deus no meio dos homens
Louvo a Deus por esta festa! Neste dia, Deus me chamou à vida. Há 20 anos, fiz meu compromisso de celibato pelo Reino dos Céus no Carisma Canção Nova. Como Maria, posso cantar que o Senhor realizou grandes coisas em meu favor.