Chamado

Vocação: missão que Deus nos dá

Vocação é um chamado do Senhor, é Deus quem chama e envia. A iniciativa é toda d’Ele.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).

Deus, quando chama, leva em conta toda a sua pessoa, a começar pelo nome, passando pela sua família e pela sua história. Nada fica de lado em sua vida.

Quando Deus chama, Ele mesmo o capacita, por isso não precisamos ter medo, porque a iniciativa é toda do Senhor. A nossa parte é responder dizendo ‘sim’ e nos colocando inteiramente à disposição d’Aquele que nos chama.

A vocação afeta a pessoa no mais profundo do seu íntimo; e quando somos afetados por esse chamado, não temos como dizer ‘não’. A nossa resposta sempre será ‘sim’! “Deixemo-nos seduzir!”

Vocação: missão que Deus nos dá

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

É Deus quem nos capacita para a nossa vocação, pois foi Ele que nos designou a missão que temos de cumprir

Todos nós fomos escolhidos, chamados por Deus para uma missão. A Palavra diz que Jesus subiu ao monte e chamou os que Ele quis e os designou e os preparou para uma missão específica: levar a Sua Palavra por todo o mundo (cf. Mc 3, 13-19). Deus, no entanto, não nos chama só para isso. Há lugar para todos em Seu Reino. Existem os que pregam, os que se dedicam somente às famílias, os que defendem a pátria. Enfim, é infinita a missão de Deus. O Senhor conta com corações abertos para colaborar com Ele nessa linda companhia.

Qual é a sua missão? A que você é chamado hoje?

Não podemos dizer que aquilo que fazemos, hoje, não é um chamado, não é uma missão! Não digamos que não somos capazes, porque quem nos capacita é Deus. O chamado foi um presente d’Ele aos discípulos, e na Palavra não está escrito que eles estavam capacitados para a missão que iriam receber. Ao contrário, todos corriam o risco de fracassar, de não dar conta, mas o segredo está em confiar e abandonar-se nas mãos d’Aquele que chama, capacita e envia. Quem é chamado recebe a autoridade espiritual e o conforto da presença constante do Senhor.

Leia mais:
.:Nossa primeira vocação é amar
.:Vocação profissional: descoberta individual ou tradição familiar?
.:Ser solteiro é sinal de ter uma vocação mal sucedida?
.:Qual é a realidade da juventude e da vocação na sociedade?

Creiamos! Nós também fomos escolhidos por Deus para uma missão e precisamos investir nela. O Senhor nos conhece e conhece a missão que escolheu para nós. Ele conhece nosso potencial e também as limitações. Não são as características pessoais de cada um que determinam a vocação, muito pelo contrário, o próprio profeta responde dessa forma: “Não sei falar, sou apenas uma criança…” (Jer 1, 6). Lembremo-nos: o Senhor não se importa se temos potencial ou não, a partir do momento em que Ele nos chama, todo o potencial vem d’Ele.

Toda a graça da vocação de ser pai, de ser mãe, padre, missionário, freira, político, seja lá o que for, se é Deus quem chama, toda a graça para executar a vocação vem d’Ele. Quem foi chamado só precisa responder a essa iniciativa amorosa de Deus, como Maria, que disse: “Eis-me aqui, faça-se a Tua Vontade”.

banner afetividade