Cristo por dentro: Manso, humilde, misericordioso, paciente, terno, compassivo, generoso, afável, orante, fornalha ardente de Caridade. Sempre e em tudo, buscando a vontade do Pai.
O rosto visível do Pai: Deus, na terra dos homens. A Trindade conosco. Deus é Amor… Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, servindo, amando.
Síntese do Evangelho: Jesus veio para nos libertar do pecado, para nos reconciliar com o Pai. Libertação e Reconciliação, resumo do Evangelho: as Bem-aventuranças… o Pai-nosso… Amai-vos uns aos outros
Símbolo do Amor: O coração é considerado o núcleo mais profundo da pessoa, o centro unificador da vida. Nada mais íntimo e profundo que o coração. Coração de Jesus: símbolo e sinal do Amor do Pai para conosco.
Abismo de gratuidade: Gratuitamente o Pai nos enviou seu Filho. Ambos eram felizes e plenos, na eternidade. Deus nos olhou, nos amou. E Jesus se encarnou. Quem ama, quer estar perto, ao lado, junto…
Endereço da Felicidade: Os bens materiais não satisfazem o coração humano, sedento de infinito. Sem raízes, a árvore seca… O importante não é matar a sede, porque ela voltará sempre. O importante é possuir uma fonte.
Refúgio seguro, aconchegante, num mundo violento, agressivo, que nos deixa inseguros, confusos: Vinde a mim, todos os que estais cansados, aflitos, perturbados…
Garantia absoluta de Salvação: Na Grande Promessa a Sta. Margarida Maria Alacoque (Paray-le-Monial, 16-6-1675): Meu divino Coração lhes será seguro Asilo, nessa última hora.