confira

Dicas de documentários sobre maternidade e filhos

Oi, mamães! A tia Heda do Casulo está de volta! Como vocês estão? Dias desses, eu postei dicas de documentários na minha página do Instagram (@assessoria.casulo), e pensei que seria muito legal se trouxesse essas informações para vocês aqui no Formação Canção Nova!

Ser mãe é lindo, forte, potente e muito desafiador. Às vezes, também pode ser até um pouco solitário. Estamos carregando uma vida dentro de nós, mas como mulheres e seres humanos, também estamos lotadas de dúvidas, expectativas e vontade de ser a nossa melhor versão. Por isso, separei para recomendar para vocês dois documentários que, além de nos mostrar como não estamos sozinhas, também mostra a potência de poder educar um ser humano responsável, curioso, com valores, e que pode impactar de maneira positiva o mundo em que vivemos.

Dicas de documentários sobre maternidade e filhos

Foto ilustrativa: SeventyFour by Getty Images

Confira as dicas de documentários!

A primeira indicação se chama “O Começo da Vida”, um documentário da produtora Maria Farinha Filmes em parceria com a Unicef (braço da Organização das Nações Unidas para a educação de crianças) e outras fundações. Ele é separado em temas que são: o bebê; os pais; livre para aprender; infância negada; criando juntos; e o último, o surgimento do eu.

Esse documentário tem como cenário os quatro cantos do mundo e traz uma análise profunda e apaixonada dos primeiros 1.000 (mil) dias de um recém-nascido (tempo considerado crucial para o desenvolvimento de uma criança após nascer). É realmente incrível, não acham? E enquanto eu pesquisava para trazer esse tema para vocês, fiquei sabendo que lançaram, em 12 de novembro de 2020, a segunda parte dele. Tudo pode ser acessado no link: https://ocomecodavida.com.br/

Já a segunda indicação trata-se de um documentário brasileiro que eu fiz questão de mostrar para as minhas duas filhas meninas. É o “Renascimento do Parto”. Com mulheres reais como nós e profissionais como nós, esse filme traz uma narrativa muito importante que questiona, em alguns casos (é claro), a prática obstétrica da cesariana.

A cirurgia, que traz muitos bebês ao mundo, é tida como uma alternativa para condições adversas na hora do parto. Seja um encaixe, seja uma demora para o bebê querer sair… E justamente nesse filme, ele traz o protagonismo da mulher na hora do nascimento do seu filho e como tantas outras mulheres, até no mesmo país que a gente, também sentem os mesmos medos e angústias. É lindo! Ele também conta com a participação da modelo brasileira Gisele Bündchen.

Leia mais:
.:5 coisas que aprendi sendo mãe de dois
.:Técnicas de respiração para o trabalho de parto
.:Gestação e saúde emocional: como lidar?
.:Depressão pós-parto: o que é e quais os cuidados?

E vocês, já assistiram algum desses documentários? Qual será o primeiro escolhido?

Espero que vocês tenham gostado! Beijos!