Sites Canção Nova

saiba!

Está chegando a hora? Sinais e sintomas do parto!

Durante toda a gravidez, a mulher se preocupa e fica imaginando como será o momento do nascimento do seu bebê, o que sentirá e como terá certeza de que são os sintomas de parto que estão se aproximando. O corpo vai se preparando ao longo da gestação e, no início do terceiro trimestre, é natural algumas mamães já começarem a sentir algumas contrações.

Porém, existem as falsas contrações de treinamento, também conhecidas como contrações de Braxton Hicks. Elas não devem ser ritmadas, pois ainda é muito cedo para seu bebê nascer, elas só ocorrem para que seu corpo comece a se preparar para quando chegar a hora.

Está chegando a hora Sinais e sintomas do parto!

Foto Ilustrativa:Prostock-Studio by Getty Images

O bebê que, antes, se mexia tanto; no final, já não se mexerá com tanta frequência, e isso não será motivo para preocupação. A não ser que ele não se mexa nenhuma vez num período de 24 horas, aí você deverá procurar seu médico o quanto antes, para verificar se está tudo bem. O espaço vai ficando apertado e os movimentos diminuindo cada vez mais, até entrar em posição de nascimento com sua cabeça encaixada nos ossos da pélvis, prontinho para nascer.

A partir desse momento, os sintomas do parto podem ocorrer a qualquer momento e pode ser facilmente confundidos com outros desconfortos que afetam a saúde, como azia. Até mesmo um sintoma bem comum no final da gravidez, como também durante o trabalho de parto, é sentir fortes dores na lombar.

Principais sinais de que o parto se aproxima

O corpo normalmente dá sinais de trabalho de parto, de que a grande hora está chegando. Os sintomas vão ficando cada vez mais evidentes e, muitas vezes, a ansiedade e nervosismo da mamãe acabam atrapalhando essa percepção. Mas existem sinais de trabalho de parto tão claros que torna impossível não saber que chegou o grande momento, vamos falar de algum deles.

Tampão mucoso – Tem aspecto gelatinoso e de cor transparente, o tampão costuma começar a sair quando o corpo da mulher está se preparando para iniciar o trabalho de parto. A função do tampão durante a gravidez é de impedir a entrada de bactérias e qualquer outra substância até a bolsa de água que protege o bebê, por isso, quando
começa a ser expelido, é um dos sintomas do parto mais evidentes, é aconselhado que a mamãe fique já preparada, pois poderá entrar em trabalho de parto ativo a qualquer momento. Obviamente, a mamãe não deve se desesperar assim que notar que já esta perdendo o tampão, pois ele pode começar a sair muitos dias antes do dia do parto
mesmo.

Leia mais:
.: A maternidade traz mudanças na sexualidade?
.: Câimbra na gravidez: o que fazer?
.: Saiba como se preparar para a amamentação
.: Confira algumas dicas de como vencer o medo do parto 

Contrações – A contração é o sintoma do parto mais claro, sendo elas ritmadas (de tempo em tempo exato) você já está em trabalho de parto ativo. Quando os intervalos de minutos entre as contrações forem diminuindo, o parto estará cada vez mais próxima de ocorrer. As contrações são sentidas como cólicas fortes, no baixo do ventre e algumas mulheres sentem fortes pontadas nas costas. A barriga a cada contração endurece e volta a relaxar após o termino de cada contração.

Rompimento da bolsa – Esse é o sintoma de parto, talvez, mais esperado por todas as gestantes, todas aguardam esse grande momento como aviso de que chegou a hora, mas nem sempre ele acontece. O rompimento ocorre quando a membrana que envolve o bebê se rompe, vazando pela vagina o líquido amniótico (liquido transparente parecido com água), que se encontrava dentro da bolsa que envolvia o bebê, quando ocorrer, já pode ir para maternidade, mas não precisa sair correndo.

Esses são os principais sintomas do parto de fácil identificação e, assim que detectados ou suspeitados, é aconselhado ir para maternidade, onde a equipe médica e de enfermagem irá lhe atender e te deixar informada de toda situação.


Sheila Cristiane dos Santos Daltro

Sheila Cristiane dos Santos Daltro é Brasileira, nasceu no dia 05/04/1985, em Cunha, SP. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2005 no modo de compromisso do Núcleo.

↑ topo
Conversando Sobre Ansiedade: Aprenda a Vencer os seus Limites