Comunhão de pessoas

O desafio de se viver em família

A família é realmente uma comunidade de pessoas em que o modo próprio de existirem e viverem juntas é a comunhão de pessoas. Também aqui, sempre ressalvando a absoluta transcendência do Criador relativamente à criatura, emerge a referência exemplar ao – Nós – divino. Somente as pessoas são capazes de viverem em comunhão, e a família tem início na comunhão conjugal que o Concílio Vaticano II classifica como – aliança, na qual o homem e a mulher dão-se mutuamente e recebem um ao outro (…).

Na família, assim constituída, manifesta-se uma nova unidade em que encontra pleno cumprimento a relação de comunhão dos pais. A experiência ensina que esse cumprimento representa, no entanto, uma tarefa e um desafio. A tarefa empenha os cônjuges na atuação da sua aliança originária.

O desafio de se viver em família

Foto ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Os filhos, por eles gerados, deveriam – está aqui o desafio – consolidar tal aliança, enriquecendo e arraigando a comunhão conjugal do pai e da mãe. Quando tal não sucede, pode perguntar-se: se o egoísmo que esconde-se, por causa da inclinação humana para o mal, inclusive no amor do homem e da mulher, não seja mais forte do que esse amor. É preciso que os esposos estejam bem cientes disso.

É necessário que, desde o princípio, eles tenham os corações e pensamentos voltados para aquele Deus em que toda a paternidade toma o nome, a fim de que, a paternidade e maternidade tirem, daquela fonte, a força de se renovarem continuamente no amor.

Paternidade e maternidade

Paternidade e maternidade representam, em si mesmos, uma particular confirmação do amor, em que extensão e profundidade originais permitem descobri-la. Isso, porém, não acontece automaticamente. É, antes, um dever confiado a ambos: ao marido e à esposa. Na vida deles, a paternidade e a maternidade constituem uma novidade e uma riqueza tão sublime que, apenas de joelhos, é possível abeirar-se delas.

A experiência ensina que o amor humano, por sua natureza orientado para a paternidade e a maternidade, às vezes, é afetado por uma profunda crise que o deixa seriamente ameaçado. Há de levar em consideração, nesses casos, o recurso aos serviços oferecidos pelos consultórios matrimoniais e familiares, mediante os quais é possível valer-se, entre outras coisas, da ajuda de psicólogos e psicoterapeutas especificamente preparados. Não se pode esquecer, todavia, que continuam sempre válidas as palavras do Apóstolo: “Dobro os joelhos diante do Pai, do Qual toda a paternidade, nos Céus como na Terra, toma o nome”. O matrimônio sacramento é uma aliança de pessoas no amor.

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E o amor pode ser aprofundado e guardado apenas pelo Amor, aquele Amor que é “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi concedido” (Rom 5, 5). A oração não deveria concentrar-se sobre o ponto crucial e decisivo da passagem do amor conjugal à geração e, por isso, à paternidade e maternidade? Então, não é precisamente que se torna indispensável a efusão da graça do Espírito Santo, invocada na celebração litúrgica do sacramento do matrimônio?

O apóstolo, dobrando os joelhos diante do Pai, implora-Lhe que “vos conceda (…) que sejais poderosamente fortalecidos pelo seu Espírito quanto ao crescimento do homem interior” (Ef 3, 16). Esta força do homem interior é necessária na vida familiar, especialmente nos seus momentos críticos, ou seja, quando o amor, que no rito litúrgico do consentimento conjugal foi expresso pelas palavras: “Prometo ser-te fiel, (…) por toda a nossa vida”, é chamado a superar um difícil exame.

(Trecho da Carta de João Paulo II às famílias – 1994)