O excesso de líquido, que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas. Esse é um inchaço normal da gravidez, e apesar de comum, ele merece atenção durante a gestação, porque, enquanto algumas mulheres sofrem com o problema por terem mais tendência, para outras gestantes indica algo mais sério.
Normalmente, surge nos pés, tornozelos, mãos e dedos. Por isso, anéis apertados e sandálias que não fecham direito são os principais sinais, e pedem uma conversa com o obstetra. Em alguns casos, ele pode recorrer a exames, como de sangue, testes físicos, aferição da pressão e até ultrassonografia.
Se o inchaço ocorre no início da gestação, sem motivo aparente, é sinal de alerta. Segundo estudos do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), o especialista deve investigar com cautela. Por outro lado, o edema, no fim da gestação, é mais comum e acontece porque o útero comprime as vias abdominais, o que resulta em uma retenção de líquido para os membros inferiores, que acabam inchando. Meia elástica, drenagem linfática, atividades físicas (se a paciente puder fazer), redução do sódio na alimentação e muito líquido são medidas que ajudam a amenizar o inchaço.
Dicas para evitar o inchaço:
– Não fique de pé por muito tempo. Procure sentar-se, periodicamente, com as pernas elevadas;
– Se você trabalha sentada, opte por meias elásticas, apoiar os pés em um banquinho ou em uma pilha de jornais; não se esqueça de levantar e caminhar vez ou outra ao longo do dia;
– Evite usar roupas e sapatos apertados;
– Se as suas mãos incharem, levante-as acima da altura do coração, em vez de deixá-las para baixo.
– Beber de 2 a 3 litros de água por dia, pois estar bem hidratado diminui a retenção de líquidos;
– Quando for dormir, preferir ficar deitada sobre o lado esquerdo;
– Quando deitada, colocar os pés em cima de uma ou duas almofadas para favorecer a circulação do sangue;
Leia mais:
.: A relação entre nutrição e fertilidade?
.: Saiba como se preparar para a amamentação
.: Confira algumas dicas de como vencer o medo do parto
.: O caos com o recém-nascido irá passar após o período de adaptação
Dica de uma receita de suco diurético:
O suco a seguir ajuda a combater a retenção de líquidos, devendo-se tomar de 1 a 2 copos por dia.
Ingredientes:
– 1 fatia média de melão
– 200 ml de água de coco
– 1 colher de sopa de hortelã picada
– 1 folha de couve
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.
Também é importante lembrar que muitos chás com efeito diuréticos são contraindicados durante a gestação. Se o inchaço for intenso e afetar, além das pernas e dos pés, as mãos, os braços e o rosto, ou se surgirem também sintomas de formigamento, ganho de peso excessivo, dor na nuca ou dificuldade para movimentar os dedos das mãos, deve-se procurar o médico imediatamente.