Santo Agostinho, Santo Ambrósio, São Jerônimo e São Gregório são os grandes Doutores da Igreja Católica. E, hoje, celebramos a Memória deste Magno de Cristo. São Gregório I nasceu em Roma no ano 540 numa família nobre que muito o motivou a vida Pública.
São Gregório: senso de dever, medida e dignidade
Gregório chegou a ser um ótimo prefeito de Roma, pois era desapegado dos próprios interesses, fruto da renúncia de si mesmo, tanto assim que vendeu tudo o que tinha para auxiliar os pobres e a Igreja. São Bento exercia forte atração na vida de Gregório, por isso, além de ajudar a construir muitos mosteiros, o próprio entrou para a Religiosa vida de ora et labora (oração e trabalho).
Homem certo, no lugar certo e na certa, esse foi Gregório que era alguém de senso de dever, de medida e dignidade, além de intensa vida interior, a qual se percebe quando escreve sobre o ideal do pastor: “O verdadeiro pastor das almas é puro em seu pensamento… Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus”. Com a morte do Papa da época, São Gregório foi o escolhido para “sentar” na Cátedra de Pedro, e assim chefiar com segurança a Igreja num tempo em que o mundo romano passava para o mundo medieval.
São Gregório Magno, Papa e Doutor Igreja que entrou no Céu com 65, deixou marcas em todos os campos, vale lembrar na Liturgia a o canto Gregoriano, o qual eleva os corações ao Deus que é fonte de toda santidade.
Leia mais:
.: Reflexão: ciência dos santos ou caminho de perfeição?
.: São Gregório Magno – Papa e Doutor da Igreja
.: São Gregório Magno, um homem da caridade
.: São Bento, o monge