alegria

Celebre um feliz Natal em família

O Natal está se transformando unicamente em uma festa de consumo

As festas natalinas se aproximam e para nós cristãos o Natal é uma festa muito importante e especial, pois comemoramos o nascimento de Jesus! As tradições da data se destacam e são importantes, pois o clima natalino envolve as pessoas, é bom para o comércio e os lugares se transformam com as decorações de luzes e enfeites nas lojas, fachadas, casas e comércios.

Tudo fica mais vermelho, dourado, prata, branco e verde! É tudo muito bonito! Seria completamente perfeito se o verdadeiro sentido fosse também amplamente celebrado. Porém, o Natal está se transformando unicamente em uma festa de consumo, de presentes, de Papai Noel, de revelações de amigo oculto, de ceias elaboradas e mesas arranjadas. Ultimamente, o grande clima do Natal é de nostalgia, saudades e até uma certa tristeza (?). Nem todas as famílias priorizam se reunir nesta data, esvaziando e empobrecendo o real motivo da festa: comemorar com a Sagrada Família, José e Maria, o nascimento do Menino Jesus.

Celebre um feliz Natal em família

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

E é aí que precisamos fazer uma intervenção. Precisamos reagir. Faz-se necessário refletir sobre o real significado da data com a sua família, sobretudo com as crianças. Conversar e explicar que a festa não se resume a dar e ganhar presentes.

Nossos Natais procuramos sempre estar em família, no ambiente familiar. É certo que nem sempre conseguimos reunir todos, mas nos esforçamos para que a programação do Natal seja feita em família, seja para uma ceia juntos, para irmos à Missa ou viajar. O ambiente familiar e a convivência estreitam os laços, reforçam os relacionamentos e despertam os sentimentos.

O encontro das famílias, no Natal, é um momento importantíssimo, pois ali se estreitam os laços com quem amamos, com as pessoas que formamos uma história de vida. É a ocasião que reaviva, na família, o sentimento de gratidão e alegria, da certeza de ser abençoada, que renasce a esperança e as forças para o novo ano que se aproxima. Sim, essas transformações são possíveis, porque estamos em família! As famílias carecem de momentos assim.

Um espírito de frieza, de distanciamento e até de irresponsabilidade se instala cada dia mais nos ambientes familiares. Por quê? Muito consumismo? Falta de convivência? Materialismo? Brigas, dívidas? É preciso identificar e enfrentar com sabedoria.

Pai, mãe, filhos, parentes entre si, todos nós podemos vencer e sobrepor esses sentimentos errados que estão querendo dominar nossas casas. Falemos de amor, de respeito e alegria. Contemos histórias da infância, das brincadeiras de escola, do futebol na rua. O diálogo e a roda de conversa, regada com uma comida simples e gostosa, a casa decorada com amor e música alegre. Isso tudo faz bem para a alma, estreita os laços, faz florescer
o desejo de estar mais e mais em união familiar. Isso tudo não é poesia, não é utopia. É a realidade. É uma experiência possível. Basta dar o passo inicial e vivenciá-la.

Eu e minha família desejamos, de coração, um santo e feliz Natal a você e a sua família. Que estar em torno do Menino Jesus e Sua Sagrada Família seja um novo recomeço e o início de um tempo de alegria e muito amor!

Um Santo e Feliz Natal!