Libertações

Demônio e exorcismo em sete questões

Demônio e exorcismo discutidos em sete questões

1 – Os demônios existem?

Sim, existem. “A existência dos seres espirituais, não corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos é uma verdade de f锹. Alguns desses anjos, criados bons por Deus, liderados por satanás, também chamado diabo, “tornaram-se maus por sua própria iniciativa”², portanto, deve-se afirmar que, “de fato, o diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons, mas eles, por si próprios, se fizeram maus”³.

Demônio e exorcismo em 7 questões - 1600x1200 (2)
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

2 – Satanás pode causar todos os males que quer?

Não. “O pode de satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito”4, isto é, um anjo que, tal como todos os anjos, “superam a perfeição todas as criaturas visíveis”5.

3 – O cristão pode praticar yoga?

Não. O conjunto de crenças do yoga é indissociável do hinduísmo. O yoga, que significa literalmente “união”, pretende levar o homem à união com a divindade impessoal (iluminação), por meio de determinados ritos e invocações (entoação de mantras), aos quais vem atribuída uma eficácia “espiritual”. Não se trata apenas de determinadas técnicas de relaxamento, como pensam muitos; são, na realidade, gestos carregados de significados espirituais, que afastam as pessoas da verdade e da graça que Jesus6 nos trouxe e abrem o coração à ação diabólica, como se pode constatar em tantos casos de exorcismo.

Leia também:
:: A arte de vencer os demônios da alma
:: O demônio existe?
:: Oração de libertação de nossa casa

4 – O demônio é o instigador de todos os nossos pecados e a causa de todos os males?

Não. Como ensina Jesus, na parábola do semeador, às vezes somos levados a pecar movidos pelas seduções do mundo ou pelas nossas próprias más inclinações. “Não se deve acusar o diabo em todas as coisas que acontecem; de fato, às vezes, o próprio homem faz-se diabo para si mesmo”7.

5 – Um cristão pode ouvir qualquer tipo de música?

Não. Atualmente, cada vez mais músicas têm letras ou melodias que incitam ao pecado de várias maneiras. Tais músicas são inaceitáveis para quem ama e segue Jesus Cristo. Infelizmente, são cada vez mais numerosos os cantores que confessam publicamente terem feito um pacto com o demônio, e que, durante seus espetáculos, tributam-lhe culto explícito.

6 – Que tipo de capacidade têm os anjos e demônios?

Eles têm certo domínio sobre as realidades materiais; por exemplo: podem mover objetos8 e atuar sobre nossos sentidos externos ou internos9.

7 – Os fiéis podem rezar o pequeno exorcismo do Papa Leão XII?

“Não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo”10. Os fiéis batizados, embora tenham pelo batismo a capacidade de exorcizar os demônios, tal como acontecia nos primeiros séculos da vida da Igreja, atualmente estão proibidos de o fazer, pois trata-se de um ministério delicado, que requer uma especial ciência, prudência e experiência, razão pela qual, atualmente, está reservado aos bispos ou aos presbíteros por estes nomeados.

Assista ao vídeo em que padre Duarte Lara fala sobre:

“Os riscos espirituais da superstição”

Trecho extraído do Livro de padre Duarte Lara: “Demônio, exorcismo e oração de libertação em 40 questões”.

demonio e exorcismo

Adquira o livro do padre Duarte Lara

Referências:

1- Catecismo da Igreja Católica, n. 328.
2 – Ibidem 391.
3 – Concílio de Latrão IV, cap. 1, De fife catholica: DH 800.
4 – Catecismo da Igreja Católica, n. 395.
5 – Ibidem, n. 329
6 – Carta aos Bispos da Igreja Católica acerca de alguns aspectos da meditação cristã.
7 – Agostinho de Hipona (santo), Serm. 163/B, 5.
8 – Suma Teológica de São Tomás de Aquino
9 – Ibidem 111.
10 – Congregação para a Doutrina da Fé, Instrução sobre o exorcismo, 24.09.1985.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.