Conheço muita gente que está buscando uma mudança, e isso é ótimo! Só que a maioria está apostando tudo no futuro e tentando a todo custo ignorar o passado. Respeito o jeito de pensar, mas acredito que: uma mudança significativa de vida também tem muito a ver com o passado.
É necessário voltarmos à essência do que realmente somos, nos reconciliarmos com a nossa história, por mais difícil que ela seja, priorizarmos o que é mais importante diante da realidade e, assim, darmos passos concretos de mudança. Mesmo que sejam passos miúdos, mas no nosso próprio ritmo, em direção aos nossos reais objetivos. É exigente, é verdade, mas também é produtivo!
Até porque, vida nova requer atitudes novas; e agir de um jeito novo tem tudo a ver com perdão e reconciliação com o passado. Neste sentido, é importante ter a coragem de “visitar o passado” para valorizar o presente e construir um futuro mais significativo, sem cairmos na tentação de simplesmente nos enveredarmos por caminhos mais fáceis e práticos, para obter resultados imediatos.
Créditos: Sophonnawit Inkaew / GettyImagens/cancaonova.com
Voltar é também um meio para encontrar o sentido da vida!
Veja bem, a questão não é ficar parado no passado, remoendo situações que, de alguma forma, lhe feriram, e sim rever a sua história à luz do amor misericordioso de Deus, considerando que: uma vez que o fato aconteceu e de alguma forma impactou a sua história, ele não pode ser simplesmente ignorado. Dependendo da forma como acolhemos as situações, elas sempre trazem ensinamentos.
Neste sentido, também considero importante lembrar que cada um é único e lida com a situação de maneira única. Sendo assim, não existe uma receita pronta para curar traumas por exemplo, existem setas que apontando o caminho que podem lhe proporcionar a cura, mas quem dá os passos é você, do seu jeito, no seu tempo.
Leia mais:
.:Afastei-me da Igreja. Como voltar?
.:Quero voltar para a Igreja. O que faço?
.:Como ajudar uma pessoa a voltar para a fé católica?
.:Entre o nascer do pó e o voltar para ele, vivamos no Espírito!
O olhar da vida
Acredito que olhar a vida como um lindo bordado, onde cada ponto faz sentido no final da obra, é um jeito leve de deixar Deus ser Deus em nossa história. Sou testemunha de que acolher a realidade, mesmo que seja dolorosa, é um passo fundamental para a liberdade interior que tanto almejamos.
Isso durante toda nossa trajetória, no presente, no futuro, mas também no passado: se ficou alguma coisa para trás que você percebe que precisa resolver, não tenha medo de voltar lá e enfrentar a situação. Mas não vá sozinho, leve a verdade com você, ela liberta, leve a luz de Cristo que dissipa toda treva e leve também a coragem que você já conquistou, de ser quem você é nem mais nem menos.
“Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue…”
Mas não pare no medo, Deus está com você!