Vocação

Sacerdote, ministro revestido de dignidade

A missão sublime do sacerdote: ponte entre o céu e a terra

O padre, com olhar carregado de compaixão e fé, abraça uma vocação que encontra seu propósito no altar, na palavra divina que busca conforto e na comunidade que serve. A verdadeira extensão do amor! 

Agosto, mês de celebrar o sacerdócio

No mês de agosto, celebramos o Dia do Padre, aquele escolhido por Deus para ser Seu ministro e, portanto, revestido de dignidade. É pelo sacerdote, que empresta a Cristo todo o seu corpo e o seu ser, que temos acesso à Misericórdia do Pai do Céu pelo sacramento da confissão, adoramos ao Senhor na Eucaristia e obtemos a unção dos enfermos. Foi Ele quem ministrou o sacramento do batismo em nós, estava lá em nosso casamento abençoando as alianças.

O chamado para a vocação sacerdotal

Créditos: Wesley Almeida/Arquivo cancaonova.com

Construindo pontes entre o Céu e a Terra

Cada Missa celebrada, cada sacramento administrado, cada palavra de consolo oferecida são tijolos que constroem uma ponte entre o Céu e a Terra, um farol de esperança para os corações e um testemunho silencioso da graça divina que o escolheu para guiar Seu rebanho.

O chamado, a entrega e a renúncia

Esse chamado veio de Deus, e quantas coisas ele passou para chegar até aqui e dar-se por inteiro em sua missão! As poucas horas para estudar e nos formar na doutrina católica, sem deixar de lado a sua vida de oração, o seu sustento nessa jornada.

Ele é pastor e tem por ofício levar suas ovelhas rumo a Deus nessa entrega total em meio a alegrias e tristezas, as quais fazem parte da arte humana de viver nessa existência.

Rumo à santidade em conformidade com Cristo

O sacerdote, por assim dizer, é convocado a uma vida de renúncia e, muitas vezes, de coisas valiosas e real grandeza, pois ele foi enviado em vista da caridade e da santidade, que não vêm em segundo plano ou de um patamar mais baixo; é uma luta constante rumo à conformidade a Cristo, correspondendo à graça divina.

A grandeza do chamado ministerial: a identidade de Cristo

É lindo saber que, nesse chamado ministerial, há uma grandeza insuperável neste mundo, pois está em sua identidade, a de Jesus Cristo. Não quero que diminua a reverência que se deve professar pelos sacerdotes, porque a reverência e o respeito que se lhes manifesta, não se dirige a eles, mas a Mim, em virtude do Sangue que lhes dei para que o administrasse. (Santa Catarina de Sena, O Diálogo, cap. 116; Cfr. Ps CIV, 15).

Rezemos pelos sacerdotes, guiados por Maria

Rezemos pelos padres, peçamos a Virgem Maria que volte aos trilhos aqueles filhos prediletos que necessitam de sua ajuda maternal. Cabe a nós não fazer julgamentos, pois isso cabe ao próprio Deus que os chamou. Rezemos, rezemos por esses pastores de Deus que nos levam diariamente o Cristo Vivo para ser nosso alimento.

Maria, Mãe da Eucaristia

Quem pode, melhor do que Maria, fazer-nos saborear a grandeza do mistério eucarístico? Ninguém pode, como ela, ensinar-nos com quanto fervor devemos celebrar os santos mistérios e deter-nos em companhia do Seu Filho escondido sob as espécies eucarísticas. Por isso, a ela, recordo a todos, entrego especialmente os mais idosos, os doentes, quantos se encontram em dificuldade. Nesta Páscoa do Ano da Eucaristia, apraz-me fazer ressoar para cada um de vós a doce e reconfortante declaração de Jesus: “Eis a tua Mãe” (Jo 19, 27). (Carta do Santo Padre João Paulo II Aos sacerdotes por ocasião da Quinta-feira Santa de2005).

 

Micheline Teixeira – Missionária da Comunidade Canção Nova, Graduada em Administração com complemento dos estudos em Marketing. Atualmente, cursa pós-graduação em Logoterapia. É diretora, produtora e jornalista no Portal Canção Nova.