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Você sabe o que é a matéria e a forma dos sacramentos?

Caro internauta, já iniciamos o nosso percurso para compreendermos um pouco melhor sobre os sacramentos da nossa amada Igreja Católica. No vídeo que trata da origem da palavra “sacramentos” percebemos que nem sempre esta expressão significava aquilo que conhecemos hoje em dia como sacramentos. Houve, portanto, algumas mudanças de conceitos até que se chegasse à compreensão que temos nos dias de hoje.

Neste artigo vamos descobrir que, para que os sacramentos aconteçam, todos eles, são necessárias duas coisas fundamentais: a matéria e a forma. Vamos perceber que cada sacramento possui sua matéria específica e também sua forma particular.

Como já fora afirmado, tanto a matéria quanto a forma é essencial para que exista o sacramento. O que é, afinal, a matéria? E a forma? O elemento material (água, óleo, pão, vinho) recebe o nome “matéria” do sacramento; e as palavras que o completam, e, portanto, dão à matéria sua eficácia, recebem o nome de “forma”. Diante de todos esses dados dos quais falamos brevemente, já temos condições de elencar os elementos essenciais para que os sacramentos aconteçam. São eles: a matéria, a forma e o ministro com a intenção de fazer o que a Igreja faz.

Quero reforçar essa ideia: a matéria e a forma constituem a essência do Sacramento, e não podem variar ou modificar-se, afinal, elas foram determinadas por instituição divina. A Igreja, quando faz algumas modificações nos ritos, nunca altera a parte essencial dos sacramentos. Existe um pensamento muito interessante de Santo Agostinho citado na Suma teológica de Tomás de Aquino acerca do batismo: “se tirares a palavra, que será então a água, senão água?”. Nós podemos estender esse pensamento aos demais sacramentos: “se tirares a palavra, que será então o óleo, senão o óleo?”.

Os sacramentos são sinais sagrados

Quero retomar uma parte da definição de sacramento que o Catecismo da Igreja Católica nos oferece no número 1131: “Os sacramentos são sinais eficazes da graça [de Deus]”. Portanto, os sacramentos possuem essa característica de serem “sinais” de uma realidade mais profunda. O sinal diz de algo que está para além, no caso dos sacramentos, aponta para o sagrado.

Vou dar um exemplo bem simples, mas muito esclarecedor: todo militar presta continência para a sua bandeira nacional. Esse ato de continência diante da bandeira demonstra o respeito e a devoção que ele nutre por sua pátria. Naquele momento, a bandeira é mais que um pedaço de pano costurado, é símbolo da sua pátria, das terras nas quais ele nasceu. Percebe que a bandeira transforma-se num “símbolo sagrado”?

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No caso dos sacramentos, trata-se de um símbolo de outra ordem, uma vez que eles não apenas representam uma realidade mais profunda, mas eles produzem exatamente aquilo que significam. Portanto, os sacramentos são eficazes, porque o próprio Cristo que opera. É o próprio Cristo que age nos sacramentos para comunicar a graça que o sacramento significa (cf. CIC 1127). É por isso que os sacramentos são chamados de “sinais eficazes da graça”. São, de fato, uma presença misteriosa de Cristo invisível.

Os sacramentos foram instituídos por Deus

Foi Cristo quem instituiu direta e pessoalmente os sacramentos. Foi Ele quem determinou também o sinal externo e a graça que dele deriva. A Igreja, por sua vez, partícipe dessa graça, percebeu e definiu como verdade de fé todos os sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência (ou Reconciliação), Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio.

São Tomás de Aquino faz uma linda analogia a respeito de cada sacramento: pelo Batismo, nasce para a vida espiritual; pela Confirmação, cresce e fortifica essa vida; pela Penitência, curam-se as enfermidades; pela Unção dos Enfermos prepara-se para a morte; e pelos sacramentos da Ordem e do Matrimônio é regida toda a sociedade, tanto no corpo como no espírito.

Quais são os sete sacramentos?

Esses sete sacramentos são divididos em três categorias: sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia); sacramentos de serviço (Ordem e Matrimônio) e, por fim, sacramentos de cura (Penitência e Unção dos Enfermos).

Finalmente acabamos de estabelecer as bases fundamentais para melhor compreensão dos sacramentos. A partir de agora começaremos a tratar de cada sacramento especificamente. O primeiro deles será, é claro, o Batismo, aquele que abre as portas para os demais sacramentos. Se você percebe que esses vídeos estão te ajudando a aprofundar no tema, não deixe de compartilhar com algum amigo. Ah!… Também quero saber da sua opinião nos comentários abaixo!

Deus abençoe você e até a próxima!

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