DOCUMENTÁRIO

Relacionamentos Abusivos

Como desvencilhar-se de relacionamentos abusivos

Assista a este documentário com histórias reais de pessoas que foram abusadas sexual, física e emocionalmente. Especialistas como psicólogos, padres, médico-legistas e delegados poderão tirar as suas dúvidas e ajudá-lo a se precaver ou, quem sabe, a procurar ajuda, porque você já foi violentado.

Ao ouvir falar sobre relacionamentos abusivos, a mente naturalmente é remetida a um contexto de violência física e sexual. Entretanto, existem outras variações de abusividades como a violência psicológica.

Se você sente medo da pessoa com quem se relaciona, se não se sente livre com relação ao que dizer, expressar e até mesmo brincar, se teme a reação desmedida que a outra pessoa pode ter, então, você está num relacionamento abusivo.

A vítima de abuso, frequentemente, não consegue perceber os fatos ou mesmo se nega a admitir que a pessoa amada seja um agressor. Apega-se à paixão, prendendo-se à ilusão de um relacionamento dramático, tal como num filme romântico.

Leia mais:

:: O que é violência sexual?
:: Abuso sexual: o silêncio de uma inocente
:: A inocência roubada
:: Os traumas de um abuso sexual na vida dos homens
:: Violência física: dormindo com o inimigo
:: Violência doméstica no casamento: o que fazer?
:: Violência psicológica, você sabe o que é?
:: Como combater a violência psicológica?

Num contexto em que os valores estão sendo trocados pela busca incansável de prazer, cabe a você estar atento. Amigos, familiares e vizinhos, qualquer um pode tornar-se um abusador, a prudência torna-se um cuidado vital a ser tomado por todos.

 

Relacionamentos Abusivos(3)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.