🎥 Assista

Se temos a Palavra de Deus, por que estudar o Catecismo?

Professor Felipe Aquino: mais de 30 anos de dedicação ao Catecismo

Neste vídeo, professor Felipe Aquino compartilha uma história fascinante. Em 1992, a pedido do Padre Jonas Abib, ele aceitou o desafio de ensinar o Catecismo na Rádio, mesmo antes de ter o livro em mãos! Desde então, foram 365 programas gravados e mais de 31 anos dedicados ao ensino dessa matéria.

Muitos fiéis se questionam sobre a necessidade de se dedicar ao estudo do Catecismo da Igreja Católica, uma vez que já possuem acesso à Palavra de Deus na Bíblia. A resposta curta, como explica o professor nas fontes, é que, embora a Bíblia contenha toda a doutrina, ela nem sempre é fácil de ser compreendida sem auxílio. O Catecismo funciona como um intérprete da Bíblia, oferecendo uma explicação doutrinária organizada daquilo que está nas Escrituras.

Leia mais:
.:Você sabe o que é o Catecismo da Igreja Católica?
.:Saiba o que o Catecismo ensina sobre a Eucaristia

Um dos papéis cruciais do Catecismo é evitar interpretações erradas ou divergentes daquilo que a Igreja ensina. Ele coloca a interpretação no lugar certo, unindo três pilares indispensáveis: a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério. Para o católico, esses dois conjuntos de informação  Bíblia e Catecismo são complementares e indispensáveis para o conhecimento da fé.

Assista:
.:Talk Perguntas e Respostas – Rodrigo Luis, Dom Falcão, Prof. Felipe Aquino e Pe. Wagner Ferreira
.:Momento de Perguntas e Respostas sobre a Fé Católica
.:Escola da Fé – Catecismo da Igreja Católica 


Transcrito e adaptado Rophiman Souza