Um intercâmbio oferece várias oportunidades para os que, em busca de um sonho, são capazes de lançar-se rumo ao desconhecido.
As opções para quem procura um intercâmbio são muitas: estudar, trabalhar, ir de férias, ser voluntário em outro país. Inúmeras são as opções, e em todas elas o aprimoramento de um outro idioma está incluso. A experiência adquirida lhe proporcionará uma bagagem que você levará para o resto da vida. No entanto, a vontade e o desejo de experienciar um intercâmbio vão bater de frente com uma condição financeira limitada.
Cuidar de crianças e praticar um outro idioma é uma aventura
Francine Franco, 25 anos, natural de Curitiba (PR), sabe bem como é isso. Preparando-se para fazer seu primeiro intercâmbio, a jovem lembra que suas primeiras opções de viagem eram totalmente contrárias a sua realidade financeira.
“Eu comecei a pesquisar sobre os vários programas de intercâmbios, e os que eu mais gostei eram de pouco tempo no país, um mês ou dois, mas todos tinham um preço muito alto, algo que eu e minha família não poderíamos pagar!”
Depois de um ano pesquisando, Francine conheceu, por meio de uma amiga, o programa de Intercâmbio Au Pair.
Indicado para quem escolhe estudar e trabalhar em outro país, na prática, o Au Pair é uma troca de serviços no qual o intercambista é acolhido na casa de uma família que lhe oferece um salário, acomodação e alimentação, além de pagar seus estudos. Em troca, a pessoa acolhida presta serviços à família, geralmente cuidando dos filhos.
Leia mais:
.: Fui para fora. E agora?
.: Como é trabalhar no exterior
.: A experiência de um intercâmbio acompanhado pela fé
.: A humanidade precisa aprender a cuidar uns dos outros
Conheça um pouco mais sobre o programa de Intercâmbio Au Pair
“Posso dizer que o programa Au Pair foi a melhor escolha que fiz. Vou poder trabalhar e receber um bom dinheiro para poder pagar um curso. E o melhor, vou fazer aquilo que gosto, que é cuidar de crianças.”
Ser Au Pair é mais do que uma experiência profissional, é uma experiência de vida. Sarah Zuccareli, 24 anos, natural de São José dos Campos (SP), está há quatro meses em Baltimore, nos Estados Unidos, e faz sua experiência como Au pair.
“Ser Au pair é algo totalmente diferente! Sempre quis morar no exterior e encontrei o jeito mais fácil e barato. Eu escolhi estudar inglês e queria melhorar o idioma, ter fluência e voltar para o Brasil ‘melhorzinha’. Minha família, aqui nos Estados Unidos, é muito boa para mim. Eles me tratam muito bem e não me deixam sentir deslocada. Eu já me apeguei às crianças e eles me respeitam muito. Há horas em que não é fácil ser Au Pair, mas é muito bom e compensa. Eu gosto muito!”
Wesley Almeida
Jornalista e Fotógrafo