Relacionamento

Respeito é bom e todos gostam

O respeito é bom e necessário sempre

Muitas vezes, testemunhamos situações em que pessoas, –abandonando o que lhes poderia restar de uma boa educação, romperam com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano. Integridade essa que se origina desde a concepção, e que perdurará por toda sua existência. A sadia convivência em nossos relacionamentos se constrói sobre os alicerces do respeito por aqueles que, de alguma forma, exercem autoridade sobre nós, sejam eles professores, chefes de trabalho, pais entre outros.

Respeito é bom e todos gostam
Foto: Arquivo/cancaonova.com

A falta de respeito prejudica os relacionamentos

Hoje, nota-se a falta de respeito de alunos para com os professores, assim como daqueles que se valem de um título, quer seja político ou de magistratura, para com aqueles que exercem uma função julgada por eles –como inferior. Contudo, surpreende notar que a falta de apreço, muitas vezes, começa ainda dentro de casa, seja entre pais e filhos, seja entre cônjuges, irmãos etc.

O apreço tem se esmorecido desde o zelo aos bebês, que rogam aos céus pela oportunidade de obter o “veredicto” favorável dos próprios pais à vida, até os cuidados daqueles que trazem por muitos anos o fardo de seus dias vividos. Há ainda outros que foram jogados ao descaso por se encontrarem incapacitados numa cama.

Leia mais:
:: O respeito sem medo
:: Respeito
:: Respeito aos mais Velhos
:: Por que devo ser justo?

Há filhos que, por se acharem adultos o bastante, e ainda que morando sobre o mesmo teto, contradizem os pais, desrespeitando as normas estabelecidas por eles; outros se dirigem à autoridade paterna aos gritos. Interessante levar em consideração que o mesmo ato raramente se repetiria se estivessem em uma discussão com os amigos.

Precisamos lembrar que com quem discordamos em opiniões, seja este um professor, um guarda de trânsito ou um policial, ainda que estivessem equivocados, são merecedores de nosso respeito, e o inverso também é verdadeiro.

A gentileza precisa ser cultivada

Somente aquele que muito experimentou o amor e o zelo  poderá efetivamente vivê-los. Se por meio da boa educação dos filhos conhecemos os educadores, pela demonstração do zelo conhecemos a índole e a integridade do homem, que se encontra em contínua formação.

Penso ser necessário, para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo, uma urgente retomada de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.

Talvez, os valores de nossa sociedade tenham chegado aos mais baixos níveis por falta de ensinamento de obediência às nossas crianças, ainda na tenra idade. Acredito que tão importante quanto ensinar aos nossos filhos a submissão às autoridades em todas as esferas sociais, é o testemunhar e respeitar também àqueles que nos observam como autoridade. Nossos filhos aprenderão a respeitar seus superiores e a nos respeitar segundo a maneira como eles próprios foram ensinados e respeitados.


Dado Moura

Dado Moura trabalha atualmente na  Editora Canção Nova, autor de 4 livros, todos direcionados a boa vivência em nossos relacionamentos. Outros temas do autor estão disponíveis em www.meurelacionamento.net twitter: @dadomoura facebook: www.facebook.com/reflexoes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.