Ao decidir doar-se por amor, o indivíduo se descobre em suas potencialidades, e daí se autoconscientiza de quem é em meio ao mundo, tomando, então, posse de si e, portanto, chegando à realização e ao sentido existencial. Nesse processo, a união do homem e da mulher feita no corpo comunica muito mais que os desejos e impulsos do físico, mas falam de coração para coração.
Exterioriza o que de melhor está entranhado na intenção e no todo do ser, que pode ser desprendido em direção do amado. Ou seja, o ato conjugal não diz só respeito ao ato conjugal propriamente dito, mas dos dons que Deus dotou à pessoa e que esta quer revelá-los e empregá-los em favor do cônjuge, pois, assim, fará o outro feliz e a própria pessoa se perceberá alguém melhor.
Quando pensamos num casal em preparação para o matrimônio é natural e óbvio imaginarmos que o homem quer ser o melhor esposo para sua mulher, e que a mulher quer ser a melhor esposa para seu marido. Portanto, é isso que eles desejam comunicar um ao outro com suas vidas.
Consequentemente, o ato conjugal, que tem ampla força no contexto da vida matrimonial, tem alguns significados próprios, pois por este gesto os esposos transmitem entre si suas aspirações em fazer o bem pelo cônjuge.
Cinco dicas do que o sexo diz
Vejamos, então, o que o sexo diz à pessoa amada:
Leia mais:
.: O ato conjugal por meio da beleza e transcendência do olhar
.: O ato sexual é a doação total de si, e não somente do corpo
.: Por que os casamentos não duram mais como antes?
.: Como é possível manter a amizade no casamento?